Economia da cultura, cinema e desenvolvimento

Autores

  • Érica de Abreu Gonçalves Universidade de Versailles Saint-Quentin-en-Yvelines
  • Fábio Allon dos Santos Processo MultiArtes

DOI:

https://doi.org/10.33871/21750769.2013.5.2.276

Resumo

O presente artigo volta sua atenção ao audiovisual e às modernas definições de economia da cultura, indústrias criativas e desenvolvimento, relacionando-os a seus principais indicadores, na tentativa de caracterizar o cenário brasileiro e suas implicações e concatenar conclusões palpáveis. O estudo destes conceitos, aliado à análise de casos internacionais vinculados ao tema, servem de base para a análise de como o impulso na atividade econômica do cinema elucida a perspectiva de crescimento do setor e sua capacidade geradora de emprego e renda, bem como a habilidade de promover um desenvolvimento não somente no âmbito econômico, mas também com respaldos no desenvolvimento individual humano e das coletividades territoriais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Érica de Abreu Gonçalves, Universidade de Versailles Saint-Quentin-en-Yvelines

Graduada em administração de empresas pela Universidade do Estado de Santa Catarina, pósgraduada em Cinema com ênfase em produção pela Faculdade de Artes do Paraná, e atualmente cursa mestrado em história cultural e social na Universidade de Versailles Saint-Quentin-en-Yvelines na França.

Fábio Allon dos Santos, Processo MultiArtes

Fábio Allon é graduado em Arquitetura e Urbanismo pela UFPR, em Cinema e Ví­deo pela FAP / CINETVPR e mestre em Teoria, História e Crí­tica da Arquitetura pela UFRGS. Desenvolve estudos nas áreas de Teoria da Arquitetura, de Linguagem Cinematográfica e das interfaces entre ambos. Em cinema, trabalha como principalmente como diretor, editor, colorista e diretor de arte, sendo um dos sócios fundadores da Processo MultiArtes.

Publicado

07-11-2014

Como Citar

Gonçalves, Érica de A., & Santos, F. A. dos. (2014). Economia da cultura, cinema e desenvolvimento. O Mosaico, 5(2). https://doi.org/10.33871/21750769.2013.5.2.276