DA BOCA DO LIXO AO CHEIRO DO RALO: Traços do filme de Heitor Dhalia que passeiam pelo cinema marginal

Autores

  • Ane Carolina Sarmento Pacola UNESPAR - Campus FAP
  • Paulo Biscaia Filho PUC-PR

DOI:

https://doi.org/10.33871/21750769.2013.5.2.275

Resumo

O estudo busca avaliar comportamentos contidos no Cinema Marginal, movimento do cinema brasileiro do final dos anos 60 que terminou por volta de 1974, mas que sobreviveu em sua forma, produção, enredo e construção de personagens no cinema atual. Primeiramente, fez-se uma breve introdução do que foi o Cinema Marginal e os movimentos que o antecederam. Depois, utilizou-se a análise fí­lmica de O Cheiro do Ralo, filme de 2006, dirigido por Heitor Dhalia, para embasar e sustentar a pesquisa que também refere-se a outros filmes da corrente marginal, bem como O Bandido da Luz Vermelha, de 1968, dirigido por Rogério Sganzerla, principalmente utilizado a fim de apresentar e demonstrar um comparativo entre o que foi o Cinema da Boca do Lixo e os aspectos herdados desse movimento no filme analisado.

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Biografia do Autor

Ane Carolina Sarmento Pacola, UNESPAR - Campus FAP

Jornalista especialista em Cinema com ênfase em Produção pela Faculdade de Artes do Paraná
(FAP).

Paulo Biscaia Filho, PUC-PR

Diretor de cinema e teatro, mestre em Artes pela Royal Holloway University de Londres, formado em
artes cênicas pela PUC-PR.

Publicado

07-11-2014

Como Citar

Pacola, A. C. S., & Biscaia Filho, P. (2014). DA BOCA DO LIXO AO CHEIRO DO RALO: Traços do filme de Heitor Dhalia que passeiam pelo cinema marginal. O Mosaico, 5(2). https://doi.org/10.33871/21750769.2013.5.2.275