A VOZ DO ATOR: UM RASTREAMENTO HISTÓRICO DA RELAÇÃO ENTRE A VOZ E A VERDADE CÊNICA

Autores

  • Ricardo Di Carlo Ferreira UNESPAR - CAMPUS DE CURITIBA II
  • Elvira Fazzini da Silva UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ - UNESPAR - CAMPUS DE CURITIBA II (Faculdade de Artes do Paraná).

DOI:

https://doi.org/10.33871/21750769.2019.11.1.2541

Resumo

O presente artigo tem por objetivo realizar um estudo, que indique caracterí­sticas das sucessivas mudanças na abordagem do tratamento da voz atorial, da Antiguidade à Contemporaneidade, considerando autores e tendências das pedagogias do ator capazes de elucidar os paradoxos de entendimento em voz nos dias de hoje. Enfatiza-se a importância do Programa de Iniciação Cientí­fica – PIC, em Teatro, da UNESPAR, no processo de profissionalização do pesquisador-artista no âmbito nacional, na medida em que proporciona a inserção do acadêmico em formação em atividades de pesquisa no Ensino Superior, espaço em que se desenvolveu o estudo ora apresentado. As reflexões aqui destacadas se dão em meio a um breve e resumido rastreamento histórico de alguns dos postulados fundamentais que delinearam a voz do ator para a compreensão dostatusque a expressão vocal possui hoje. Além disso, investiga e atualiza a relação entre a voz atorial e a verdade cênica – conceito stanislavskiano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ricardo Di Carlo Ferreira, UNESPAR - CAMPUS DE CURITIBA II

Especialista em Metodologia do Ensino de Artes – UNINTER. Acadêmico do Programa de Iniciação Cientí­fica da Unespar – PIC. Graduando do curso superior de Licenciatura em Teatro Universidade Estadual do Paraná – UNESPAR. Bacharel em Administração - FAculdades SPEI. E-mail: ricodicarlo@gmail.com.

Elvira Fazzini da Silva, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ - UNESPAR - CAMPUS DE CURITIBA II (Faculdade de Artes do Paraná).

Mestre em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia – UFBA. Orientadora do Programa de Iniciação Cientí­fica da Unespar – PIC. Professora Assistente da Universidade Estadual do Paraná – UNESPAR. E-mail: elvira_fazzini@yahoo.com.br

Downloads

Publicado

25-07-2019

Como Citar

Ferreira, R. D. C., & Silva, E. F. da. (2019). A VOZ DO ATOR: UM RASTREAMENTO HISTÓRICO DA RELAÇÃO ENTRE A VOZ E A VERDADE CÊNICA. O Mosaico, 11(1). https://doi.org/10.33871/21750769.2019.11.1.2541