ENSINO E APRENDIZAGEM MUSICAL: UMA REVISÃO DE LITERATURA

Autores

  • Adão José Martins
  • Glícia Lorainne Moreira Silva Instituto Federal do Maranhão
  • Lauro Henrique Borges Leal

DOI:

https://doi.org/10.33871/21750769.2019.11.1.2537

Resumo

O presente artigo tem como objetivo descrever uma pesquisa realizada acerca de aspectos envolvendo música e a educação. Para tanto, utilizou-se como ferramenta um mapeamento sistemático, tendo como fonte para pesquisa as bases de dados da Capes: Web of Science, Scopus e SpringerLink. Os critérios de inclusão foram: a) relacionar o ensino de música como ferramenta de auxí­lio ou apoio no processo ensino-aprendizagem de outras disciplinas visando a interdisciplinaridade; ou b) o trabalho deve abordar a formação docente em música ou alguma atividade didática para otimização do processo de ensino. Como critério de exclusão, adotou-se: a) trabalhos duplicados; b) pesquisas que não contenham relação do ensino de música e a educação básica; e c) estudos de autores estrangeiros. Por meio do método de inclusão/exclusão, buscou-se responder questionamentos envolvendo a música em aspectos sobre interdisciplinaridade, formação docente, ní­vel de ensino de aplicabilidade e o sobre a sua aplicação como ferramenta pedagógica. Foi estabelecida uma organização e divisão geral dos assuntos abordados nos artigos. Como resultado, contatou-se que 8 (oito) artigos abordavam música e interdisciplinaridade; 4 (quatro) artigos formação docente; 20 (vinte) artigos sobre ní­veis de ensino de aplicabilidade e 13 (treze) relacionado às atividades pedagógicas. Com base nestas análises, constatou-se que, apesar dos avanços, ainda se tem muito o que melhorar quando se trata da relação música e educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adão José Martins

Mestrando em Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal do Maranhão. Especialista em Gestão Pública. Graduado em Matemática. E-mail: a.martyns@hotmail.com

Glícia Lorainne Moreira Silva, Instituto Federal do Maranhão

Mestranda em Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal do Maranhão. Especialista em Educação Musical. Graduada em Música Licenciatura. Graduada em História Licenciatura. Professora de Música no Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT-IFMA).

Lauro Henrique Borges Leal

Mestrando em Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal do Maranhão. Especialista em Direito do Trabalho. Especialista em Direito Previdenciário. Especialista em Gestão Pública Municipal. Bacharel em Direito. E-mail:

Downloads

Publicado

25-07-2019

Como Citar

Martins, A. J., Silva, G. L. M., & Leal, L. H. B. (2019). ENSINO E APRENDIZAGEM MUSICAL: UMA REVISÃO DE LITERATURA. O Mosaico, 11(1). https://doi.org/10.33871/21750769.2019.11.1.2537