O HOMEM, A MULHER E O DIÁLOGO NO TANGO

Autores

  • Luiz Dalazen

DOI:

https://doi.org/10.33871/21750769.2019.11.1.2510

Resumo

O presente artigo aborda uma reflexão sobre a problemática de definição existente no processo de comunicação entre o homem e a mulher no momento em que decidem juntos, dançar o gênero de dança Tango. Nesse contexto o estudo inicialmente analisa as diferentes maneiras como se abordam hoje os processos de comunicação do par, conceitos esses fazem parte do senso comum dos estudantes dos gêneros de danças a dois e, além disso, através de uma analogia com o diálogo verbal, o artigo propõe uma possí­vel definição, que seja mais adequada sobre esse campo do conhecimento tendo como base as reflexões dos teóricos cientistas do Tango. Esses autores referenciados pesquisaram as reais sensações que ocorrem no momento em que esses dois corpos se unem para dançar. O artigo é uma revisão bibliográfica com opiniões divergentes e convergentes que refletem sobre o processo de comunicação a dois, usando como gênero base, o fenômeno cultural Tango.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Dalazen

Praticante da Dança de Salão há mais de 12 anos. Trabalha como docente e dançarino no desenvolvimento das principais danças í  dois (Samba de Gafieira, Bolero, Forró, Zouk, Salsa, Bachata, Cha Cha Cha, West Coast Swing, Valsa Lenta, Valsa Vienense, Tango...). Iniciou seus estudos no Grupo de Danças do CEFET/PR,em 2000, e a partir disso, trabalhou nas principais escolas de dança de salão, em Curitiba/PR, eviajou o Brasil e alguns paí­ses do exterior, como Alemanha, Itália, Estados Unidos, Venezuela, Costa Rica, Uruguai,Paraguai e Argentina pesquisando a essência e o caráter das danças de salão, aprimorando seu conhecimento técnico e metodológico além de ministrar classes sobre Danças Brasileiras e Composição Coreográfica. Bacharel e Licenciado em Matemática, pelaUniversidade Federal do Paraná, atuante na área, mescla a ação docente no ensino damatemática e da dança de salão. É mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná (Curitiba/PR) e especialista em Teoria e Movimento da Dança, com ênfase em Danças de Salão, pela FAMEC – Faculdade Metropolitana de Curitiba (São José dos Pinhais/PR), curso no qual também é professor e palestrante, além de formado pela Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, em Joinville/SC, no Curso de Qualificação-Profissional em Tango-Dança. Atualmente tem seu trabalho fundamentado no processo de composição coreográfica e criação de espetáculos com a linguagem das danças a dois e na organização de projetos e eventos em prol da divulgação da dança de salão a fim de torná-la uma expressão de arte cada vez mais respeitada e admirada em nosso paí­s.

Currí­culo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3921588746739385

Downloads

Publicado

25-07-2019

Como Citar

Dalazen, L. (2019). O HOMEM, A MULHER E O DIÁLOGO NO TANGO. O Mosaico, 11(1). https://doi.org/10.33871/21750769.2019.11.1.2510