ACESSIBILIDADE! PARA ESTARMOS TODOS JUNTOS

Autores

  • Elizabeth Medeiros Pinto PPGAC/UFRGS
  • Suzane Weber Silva PPGAC/UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.33871/21750769.2019.11.1.2383

Resumo

O objetivo desse artigo é a reflexão sobre o quanto as práticas da performance podem ajudar a dar visibilidade aos problemas enfrentados por pessoas com deficiência, permitindo ví­nculos éticos, alteridade e, com isso, estimular atitudes positivas em relação ao Outro. Essa reflexão tem como base a criação, em sala de aula com alunos cadeirantes e andantes, da Performance da Famí­lia Roda e a posterior ida ao prédio do Departamento de Arte Dramática da UFRGS, para a apresentação desse trabalho para alunos e professores da Graduação e pós-graduação, levando em consideração toda a logí­stica necessária para esse deslocamento de um ponto a outro da cidade. Para o desenvolvimento dessa análise, o artigo apresenta autoras como Petra Kuppers, Ann Cooper Albright, Ana Carolina Teixeira, Angela Davis e Judith Butler para discorrer sobre aspectos da acessibilidade para corpos com deficiência em cena e fora de cena, associadas à minha experiência pedagógica de vinte e três anos junto à Escola de Educação Especial onde viemos elaborando projetos que partem da premissa de Visão de Mundo e Temas Geradores da Pedagogia de Paulo Freire para desenvolver as aulas junto com os alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elizabeth Medeiros Pinto, PPGAC/UFRGS

Doutoranda PPGAC - UFRGS

Suzane Weber Silva, PPGAC/UFRGS

Deprtamento de Arte Dramática/IA/UFRGS

Orientadora de Mestrado e Doutorado

Linha de Pesquisa: Processos de Criação Cênica

Downloads

Publicado

25-07-2019

Como Citar

Pinto, E. M., & Silva, S. W. (2019). ACESSIBILIDADE! PARA ESTARMOS TODOS JUNTOS. O Mosaico, 11(1). https://doi.org/10.33871/21750769.2019.11.1.2383