RUÍDOS DIEGÉTICOS NO CONSTRUCTO CINEMATOGRÁFICO: Rastros de presenças e ausências

Autores

  • Luiz Henrique Gehlen Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

DOI:

https://doi.org/10.33871/21750769.2017.9.1.1834

Resumo

Inserido nos estudos das sonoridades e das audiovisualidades, o presente artigo propõe uma abordagem filosófica quanto a inserção de ruí­dos nos espaços fora de quadro na diegese cinematográfica, discutidos a partir do conceito de presença em Hans Ulrich Gumbrecht. O objetivo do artigo é identificar o modo com que os sons dissociados de fontes sonoras se configuram no cinema e ainda as potencialidades de suas lógicas enunciativas no constructo fí­lmico. Para tanto, nos apoiaremos na perspectiva de Michel Chion e Nelson Peixoto acerca da associação entre sons e imagens, com o intuito de buscar não apenas o som acusmatizado, que atua fora de campo, mas também na coalescência dos espaços entre-imagens. Considera-se ainda a perspectiva de Walter Benjamin e Didi-Huberman sobre o conceito de aura, para dar a ver a maneira como os sons se manifestam neste espaço não visí­vel. Os argumentos teóricos são, finalmente, confrontados com fragmentos dos filmes Era Uma Vez no Oeste, O Céu de Lisboa e Dodeskaden – O caminho da vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Henrique Gehlen, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

Mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) com bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ní­vel Superior (CAPES). Técnico de Som e cineasta formado em 2012 pela Escuela Internacional de Cine Y TV de San Antonio de Los Baños, escola fundada pelo autor Gabriel Garcia Marquez, cediada em Cuba. Jornalista formado desde 2009 pela Uniderp/Anhanguera de Mato Grosso do Sul. Membro do grupo de pesquisa Tecnocultura e Audiovisualidades - Tcav do Programa de Pós Graduação em Comunicação da Unisinos. Autor do livro "José Octávio Guizzo - Um Nome em Registro Eterno", publicado em dezembro de 2011 pela Fundação de Cultura do Estado de Mato Grosso do Sul.

Referências

AUMONT, Jacques; MARIE, Michel. Dicionário teórico e crí­tico de cinema. Tradução Eloisa Araújo Ribeiro. Campinas, SP: Papiros, 2003.

AUMONT, Jacques. O olho interminável [cinema e pintura]. São Paulo, Cosac & Naify, 2004.

BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. In Magia e técnica, arte e polí­tica. São Paulo: Brasiliense, 1986.

___________________. Passagens. Belo Horizonte: Editora UFMG,2006.

BERGSON, Henri. Matéria e Memória. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

CHION, Michel. A audiovisão: som e imagem no cinema, Edições Texto & Grafia Lta, 2008.

DELEUZE, Gilles. A Imagem-Movimento. São Paulo: Brasiliense, 1983.

________________. A Imagem-Tempo. São Paulo: Brasiliense, 1985.

DIDI-HUBERMAN, Georges. O que vemos, o que nos olha. São paulo: Ed. 34, 2004.

GUMBRECHT, Hans Ulrich. Produção da presença: o que o sentido não consegue transmitir. Rio de Janeiro: Contraponto: Ed. PUC-Rio, 2010.

PEIXOTO, Nelson Brissac. Passagens da imagem: pintura, fotografia, cinema, arquitetura. In PARENTE, André (Org.). Imagem-Máquina: A era das tecnologias do virtual. Rio de Janeiro, Ed.34, 1993.

Filmografia

C'era una volta il West (DVD), Direção de Sergio Leone. Itália/ USA: Paramount Pictures, 1969. Disponí­vel em: <https://www.youtube.com/watch?v=VbUbr-lbG_c>.

Dodesukaden (DVD). Direção de Akira Kurosawa. Japão: Toho Company, 1970.

Lisbon Story (DVD). Direção de Wim Wenders. Portugal/Alemanha: Madragoa Filmes/ Road Movies Filmproduktion, 1994.

Psycho (DVD). Direção de Alfred Hitchcock. USA: Shamley Productions, 1960.

Downloads

Publicado

01-06-2017

Como Citar

Gehlen, L. H. (2017). RUÍDOS DIEGÉTICOS NO CONSTRUCTO CINEMATOGRÁFICO: Rastros de presenças e ausências. O Mosaico, 9(1). https://doi.org/10.33871/21750769.2017.9.1.1834