A MÚSICA NA ESCOLA: SONS E MELODIAS QUE PERMEIAM O PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR NUMA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL EM CURITIBA

Autores

  • Magali Dias
  • Rosemyriam Cunha

DOI:

https://doi.org/10.33871/21750769.2009.1.2.1491

Resumo

Esta pesquisa teve por objetivo estudar as atividades musicais e musicoterapêuticasdesenvolvidas em uma escola de ensino fundamental em Curitiba, a qual tem em seu quadro discentealunos de inclusão e/ou com necessidades especiais. Em virtude de estudar esses alunos, o projetodesta pesquisa foi encaminhado ao Comitê de Ética do Instituto Brasileiro de Therapias e Ensino(IBRATE) conforme protocolo nº 99/2009 e aprovado na integra conforme Of. CEP 047/09 de 25 dejunho de 2009. Para este deste estudo foram aplicados e analisados protocolos de observação, nosquais se registraram as reações fí­sicas, cognitivas e emocionais dos alunos no decorrer das atividades einterações musicais. Os resultados mostraram que a música, em virtude da mediação na comunicaçãoem musicoterapia, possibilitou formas abertas e alternativas de expressão sonora, afetiva e cognitiva.Percebeu-se ainda que tanto nas aulas de música como nas sessões de musicoterapia o desempenho e acomunicação apresentaram ní­veis significativos, porém, diferenciados.


PALAVRAS-CHAVE: Musicoterapia; música; inclusão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Magali Dias

Graduada em Administração de Empresas e Especialização em Controladoria Financeira, Centro Universitáriodas Faculdades Metropolitanas Unidas/SP; Contabilidade, Faculdade Tibiriçá/SP. Especialização em PráticasPedagógicas, UNICEMP; Especialização em Educação e Saúde, UNIFAE; Quartanista do curso deMusicoterapia da FAP.

Rosemyriam Cunha

Licenciada em Música, Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Musicoterapeuta, Faculdade de Artes doParaná. Especialista em Psicopedagogia, UFRJ. Mestre em Psicologia da Infância e da Juventude, UFPR,Doutora em Educação, UFPR.

Downloads

Publicado

01-12-2009

Como Citar

Dias, M., & Cunha, R. (2009). A MÚSICA NA ESCOLA: SONS E MELODIAS QUE PERMEIAM O PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR NUMA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL EM CURITIBA. O Mosaico, 1(2). https://doi.org/10.33871/21750769.2009.1.2.1491