A inclusão escolar de alunos com Altas Habilidades/Superdotação no Ensino Médio: o que dizem as pesquisas

Autores/as

  • Edna Ribeiro Bellini
  • Andreia Nakamura Bondezan
  • Cleudet de Assis Scherer

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2024.22.1.9113

Resumen

O presente artigo tem como objetivo apresentar como vem se delineando a inclusão educacional dos alunos com Altas Habilidades/Superdotação na etapa conclusiva da Educação Básica, o Ensino Médio. Para o desenvolvimento deste trabalho utilizou-se como método de pesquisa a revisão bibliográfica de literatura. A base de dados selecionada para o desenvolvimento deste artigo foi a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), por meio dos seguintes descritores: Superdotação e Ensino Médio. A partir dessa pesquisa pode-se verificar que ainda são poucas as publicações científicas brasileiras que abordam a inclusão do aluno com altas habilidades/superdotação, em especial, no ensino médio. As pesquisas analisadas enfatizam que há necessidade de políticas públicas, em âmbito nacional, para que os alunos com Altas Habilidades/Superdotação saiam da invisibilidade. Também destacam que é necessário urgência de investimentos financeiros para a formação continuada em serviço dos professores para a compreensão das especificidades deste alunado que, desta forma, promova mudanças nas práticas pedagógicas.

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Publicado

2024-04-18