Sanda: Filosofia marcial formando cidadãos

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2023.21.3.8369

Resumen

O presente artigo apresenta resultados parciais do projeto de extensão, que se denomina      “Sanda: Filosofia marcial formando cidadãos”, que tem como objetivo atender jovens em situação de vulnerabilidade e, por meio      do Sanda, incluir valores filosóficos que auxiliem na formação integral e plural de todos os indivíduos. Para tanto, faz-se premente considerar que o trabalho se divide em dois momentos:      primeiro, busca-se uma fundamentação teórica do que se caracteriza como Sanda e, no segundo momento, adota-se uma metodologia qualitativa, por meio      de um relato de campo, colhido pelos pesquisadores, referente aos comportamentos apresentados durante o desenvolvimento do projeto, bem como relatos de professores escolares, psicólogos da vara da infância e juventude, assim como       dos pais ou responsáveis pelos participantes. Dentre os resultados obtidos, destacam-se      o aumento da sociabilidade com amigos e familiares, maior assiduidade e desempenho escolar, efetividade no cumprimento de medidas socioeducativas, participação em tarefas domésticas, assim como o     desempenho em eventos esportivos em níveis nacionais.

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Biografía del autor/a

Antonio Charles Santiago Almeida, Universidade Estadual do Paraná

Professor titular de Filosofia e Sociologia da Universidade Estadual do Paraná, Campus de União da Vitória.

Rafael Vidal Gemin, UGV Centro Universitário

Mestre em desenvolvimento e sociedade. Graduado em Educação Física. Professor do Ugv Centro Universitário, Campus União da Vitória.

Publicado

2023-12-20