Ensino da lí­ngua portuguesa sob uma perspectiva textual

Autores

  • Josiane Jabovski Smiderle Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Sonia Cristina Zavodini-Carlotto Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Aparecida Feola Sella Universidade Estadual do Oeste do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2017.15.1.946

Resumo

Este artigo apresenta breve revisão bibliográfica sobre aspectos de duas abordagens de ensino da lí­ngua portuguesa nas escolas públicas. Na primeira parte, discutem-se caracterí­sticas e algumas crí­ticas que recaem sobre esse tipo de ensino, cuja base é a gramática tradicional, exemplificando com algumas partes de um livro didático de lí­ngua portuguesa, utilizado em escolas públicas do estado do Paraná. Neste trabalho, procura-se explicar o que é o termo gramática, bem como compreender a abordagem de elementos linguí­sticos e a concepção de linguagem que perpassa a gramática tradicional. Na sequência, trata-se do ensino da lí­ngua portuguesa sob uma perspectiva textual, que propõe análise linguí­stica a partir de textos reais, ultrapassando as definições cristalizadas da tradição gramatical. Elencam-se teorias sobre como deve ser o ensino de lí­ngua para que se favoreça a reflexão dos alunos sobre as ocorrências gramaticais nos textos.

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Publicado

2017-03-30