O processo de formação de professores e a construção da identidade profissional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2023.21.3.8051

Resumo

A identidade profissional do professor pode ser entendida como única e ao mesmo tempo diversa, sendo constituída no convívio com estudantes, famílias, instituição de ensino e pessoas com as quais se relaciona. Diante desta assertiva, neste estudo é analisado o processo de formação de professores a partir de aspectos sociais, políticos e culturais envolvidos na construção da identidade profissional docente. Constituído numa abordagem qualitativa, foi produzido por meio da pesquisa bibliográfica, seguindo os tipos de pesquisa descritiva e exploratória. Na sua organização consta o percurso metodológico, são analisadas situações que contribuem para a constituição da identidade profissional do professor, assim como concepções presentes no processo de sua formação e, por fim, são apresentadas as considerações finais. Estes pontos indicam que essas ações estão relacionadas à definição da identidade profissional do professor impactando no fazer docente, no seu desenvolvimento pessoal, profissional e social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Yuri Ribeiro Moleiro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Campus Votuporanga

Possui graduação (bacharelado e licenciatura) em Filosofia pela Universidade de São Paulo (2010) e Especialização em Filosofia da Educação pelo Centro Universitário Claretiano de Batatais(2016). Atualmente é assistente em administração do Instituto Federal de São Paulo. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia da Educação e Gestão de Politicas Públicas.

Marli de Figueiredo Bezerra , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Campus Ilha Solteira

Possui graduação em Letras Português/Inglês pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2006), graduação em Letras Português/Espanhol pelo Centro Universitário de Votuporanga (2011), Pós-Graduação Latu-Sensu em Educação Profissional Tecnológica Inclusiva pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (2020) e Mestrado em Educação Profissional Tecnológica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (2021). Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Inclusiva e Educação Profissional Tecnológica. Atualmente é Técnica em Assuntos Educacionais no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo.

Josimar de Aparecido Vieira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do sul (IFRS) - Campus Sertão

Possui graduação em Pedagogia pela Fundação de Ensino do Desenvolvimento do Oeste (1986), especialização em Supervisão Escolar pela Fundação de Ensino do Desenvolvimento do Oeste (1988), Mestrado em Educação pela Universidade de Passo Fundo - UPF (2000) e Doutorado em Educação pela Pontifí­cia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS (2011). Atualmente é Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico da área de Pedagogia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Sertão. É professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em didática e organização pedagógica do ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, práticas pedagógicas, educação profissional, educação superior e educação do campo.

Ana Sara Castaman, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Sertão

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2003), graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (2009), mestrado em Educação Nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2006) e doutorado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2011). Atualmente é professora no Instituto Federal do Rio Grande do Sul. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT. Realiza Estágio Pós-doutoral em Educação, na Universidade Federal de Santa Maria, sob a supervisão da professora Dra. Liliana Soares Ferreira. Líder do Grupo de Pesquisa Políticas Públicas e Formação de Professores para a Educação Básica e Profissional. Integra o Comitê Gestor da Rede Gaúcha de Estudos e Pesquisas sobre Educação Profissional e Tecnológica. É avaliadora de cursos de graduação pelo INEP/MEC.

Downloads

Publicado

2023-12-20