Activity and consciousness: reflections on the teaching work from a cultural-historical perspective

Autores

  • Paula Maria Ferreira de Faria Universidade Federal do Paraná (UFPR); Faculdade Herrero
  • Ana Carolina Lopes Venâncio Universidade Federal do Paraná (UFPR); Prefeitura Municipal de Curitiba
  • Juliana Corrêa Schwarz Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • Denise de Camargo Universidade Federal do Paraná (UFPR); Universidade Tuiuti do Paraná (UTP)

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2023.21.3.7872

Resumo

O objetivo deste artigo, de caráter teórico, é refletir como a docência pode ser compreendida enquanto atividade de trabalho sob os referenciais da Psicologia Histórico-Cultural. Nessa perspectiva, enfatizam-se os conceitos de atividade e consciência; apresenta-se também uma breve discussão sobre a função psicológica do trabalho docente. Argumenta-se que a consciência do professor acerca de sua atividade de trabalho configura um importante instrumento que transforma as práticas docentes e reforça seu poder de agir no contexto situado da sala de aula. Conclui-se que a Psicologia Histórico-Cultural aporta significativas contribuições para a compreensão da atividade docente, configurando-se como uma abordagem que valoriza o caráter criativo e crítico da docência como ação consciente intencional, livre e transformadora das relações de trabalho e de vida para o professor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paula Maria Ferreira de Faria, Universidade Federal do Paraná (UFPR); Faculdade Herrero

Doutora e Mestre em Educação (UFPR) – bolsista CAPES-PROEX. Coordenadora do Curso de Psicologia (Faculdade Herrero). Psicóloga, pedagoga e psicopedagoga. E-mail: paula.pmff@gmail.com.

Ana Carolina Lopes Venâncio, Universidade Federal do Paraná (UFPR); Prefeitura Municipal de Curitiba

Doutora em Educação (UFPR); professora da Prefeitura Municipal de Curitiba e Hospital Pequeno Príncipe. E-mail: anavenancio2704@gmail.com 

Juliana Corrêa Schwarz, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Doutoranda e Mestre em Educação (UFPR). Psicóloga. E-mail: juliscwartz13@gmail.com

Denise de Camargo, Universidade Federal do Paraná (UFPR); Universidade Tuiuti do Paraná (UTP)

Doutora e Mestre em Psicologia Social (PUC-SP). Psicóloga. Professora sênior (UFPR) e professora titular do Mestrado em Psicologia (UTP). E-mail: denicamargo@gmail.com

Downloads

Publicado

2023-12-20