A comunidade de investigação como educação democrática para Matthew Lipman

Autores

  • Sandra dos Santos Alves Universidade Estadual de Londrina
  • Darcísio Natal Muraro Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2023.21.3.7853

Resumo

Esta pesquisa se propõe a analisar o conceito de Comunidade de Investigação na perspectiva de Matthew Lipman. As experiências realizadas, em sala de aula, evidenciaram que a prática pedagógica segue o paradigma tradicional de transmissão de conteúdo de forma fragmentada. A ausência da experiência de Comunidade de Investigação, na escola e na esfera social e política do país, justifica a necessidade de pesquisar esta temática. A Comunidade de Investigação tem sido objeto de estudo de Matthew Lipman, que a concebe como uma prática de diálogo filosófico que problematiza a experiência do aluno e aprimora o pensar crítico, criativo e cuidadoso como condição para a formação democrática. Para aprofundar as concepções de Lipman e refletir sobre suas contribuições para repensar a educação neste contexto, a pesquisa pauta a seguinte questão: o que é a Comunidade de Investigação na perspectiva de Lipman? Como metodologia foi empregada a pesquisa de revisão bibliográfica a partir das principais obras de Lipman, seus colabores e pesquisadores desta temática. O trabalho tem como objetivo analisar a concepção de comunidade para compreender sua importância para o desenvolvimento de uma educação democrática na perspectiva de Lipman. Como resultado, o trabalho aponta para o potencial da Comunidade de Investigação filosófica para uma formação humana crítica, problematizadora, criativa, dialógica e democrática. Dessa forma, a Comunidade de Investigação filosófica pode transformar a prática tradicional conteudista, bem como preparar os estudantes para o enfrentamento das práticas autoritárias, fascistas e preconceituosas na sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sandra dos Santos Alves, Universidade Estadual de Londrina

Possui mestrado em Educação pela UEL em andamento; especialização em docência dos anos iniciais e educação infantil; graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Tem experiência na área de educação, com ênfase em Fundamentos da Educação. Durante a graduação foi participante em projetos de extensão universitária como o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e Residência Pedagógica. Possui produções iniciais na área da Filosofia da Educação devido à Iniciação Científica, participações no projeto de pesquisa EDUCAÇÃO FILOSÓFICA E EXPERIÊNCIA DEMOCRÁTICA: A DEMOCRACIA COMO MODO DE VIDA ÉTICO E POLÍTICO, apresentações em eventos acadêmicos e publicações de capítulos de livro e artigos em periódicos.

Darcísio Natal Muraro, Universidade Estadual de Londrina

Possui graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1986), graduação em Teologia pelo Instituto Teológico São Paulo (1990), mestrado em História e Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998), doutorado pela Universidade de São Paulo (Faculdade de Educação, na linha de Filosofia da Educação / 2008), Pós-doutorado pela Universidade Federal do ABC e especialização em Fundamentos de uma Educação para o Pensar pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atualmente é professor Associado da Universidade Estadual de Londrina. Atua como docente no Curso de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação da UEL (PPEDUEL) Mestrado e Doutorado. Professor avaliador da Educação Superior do MEC. Atua com pesquisa, ensino e extensão principalmente com as seguintes áreas: Filosofia da Educação, Ensino de Filosofia na Educação Básica, Filosofia para Crianças, Educação para o Pensar. Desenvolve formação teórico-metodológica e materiais didáticos em educação filosófica. Temas de pesquisa: ensino de filosofia, experiência, diálogo, pensamento, democracia, escrita biográfica filosófica.

Downloads

Publicado

2023-12-20