Help: rodas de conversa sobre luto e perdas com adolescentes do 8º e 9º anos de uma escola pública de Belo Horizonte/Minas Gerais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2023.21.3.7841

Resumo

O presente artigo tem como objetivo geral apresentar o relato de experiência de rodas de conversa realizadas com alunos do 8º e 9º anos de uma escola pública estadual, de Belo Horizonte, Minas Gerais. Como objetivos específicos, têm-se: identificar produções acadêmicas sobre o luto, verificar a forma como o luto na adolescência vem sendo tratado nessas pesquisas e, por fim, refletir sobre o uso da metodologia de roda de conversa. Para a escrita do artigo, foram pesquisadas publicações científicas sobre “luto e adolescência”, além de “rodas de conversa”, que foi a metodologia utilizada nas intervenções. Ao todo, foram realizadas três rodas de conversa com os temas: “Acolhimento às perdas e ao luto”, “Vamos falar de perdas e lutos” e “Ansiedade no contexto das perdas e lutos”. As intervenções ocorreram no auditório da escola, uma vez por mês, e tiveram como coordenadoras psicólogas e estudantes de Psicologia. Compreende-se que as intervenções foram benéficas para os adolescentes participantes, que tiveram a oportunidade de pensar e falar sobre lutos e perdas, e ainda foram acolhidos nos momentos das rodas. Esse trabalho fez com que as coordenadoras pudessem refletir sobre o ciclo da vida, de como a morte faz parte dele, além da importância de trabalhar esses assuntos no ambiente escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2023-12-20