Covid-19 e educação básica: como a pandemia afetou a forma e a qualidade do ensino no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2023.21.3.7836

Resumo

A declaração da pandemia da Covid-19 em março de 2020 pela Organização Mundial da Saúde e a crise sanitária que acometeu o mundo afetou não somente a saúde como também a educação, que, no Brasil, inicialmente passou por um período de pausa e após foi retomada de forma remota. Diante deste contexto, neste estudo são analisados aspectos relacionados com as condições de estudos de estudantes da educação básica durante a pandemia da Covid-19, com destaque para a utilização das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs) e o processo ensino-aprendizagem que vem ocorrendo com a experiência de ensino remoto. Caracterizado como pesquisa exploratória e descritiva, foi desenvolvido seguindo abordagem qualitativa por meio de pesquisa bibliográfica, constituída de livros, artigos de periódicos e com materiais disponibilizados na Internet com incidência em obras de autores que pesquisam sobre a temática. Na sua organização consta o percurso metodológico, na sequência são discorridas as seguintes categorias de análise: “estamos preparados para utilizar as TDICs?” e “o que aprendemos com a experiência de educação remota?”. Por fim, são apresentadas as considerações finais. Os resultados indicam, entre outras constatações, que as medidas de contenção da citada pandemia culminaram em acentuadas mudanças na rotina da população de modo geral e nela, dos estudantes e professores da educação básica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Josimar de Aparecido Vieira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do sul (IFRS) - Campus Sertão

Possui graduação em Pedagogia pela Fundação de Ensino do Desenvolvimento do Oeste (1986), especialização em Supervisão Escolar pela Fundação de Ensino do Desenvolvimento do Oeste (1988), Mestrado em Educação pela Universidade de Passo Fundo - UPF (2000) e Doutorado em Educação pela Pontifí­cia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS (2011). Atualmente é Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico da área de Pedagogia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Sertão. É professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em didática e organização pedagógica do ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, práticas pedagógicas, educação profissional, educação superior e educação do campo.

Adele Stein Kuhn, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Sertão

Graduada em Ciências Biológicas- Bacharelado pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Atua como autônoma, desenvolvendo atividades de consultoria ambiental (elaboração de projetos para licenciamento ambiental e florestal). Atualmente cursando Formação Pedagógica para Graduados não Licenciados pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Sertão.

Lídia Paula Trentin, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Sertão

Doutora e Mestre em Comunicação e Linguagens pela Universidade Tuiuti do Paraná (com bolsa Capes/Prosup). Especialista em Mídias na Educação pela Universidade Federal de Santa Maria. Formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Maria, campus de Frederico Westphalen. Acadêmica do curso de Formação Pedagógica para Graduados não Licenciados no Instituto Federal do Rio Grande do Sul / Campus Sertão. Com experiência na área de Comunicação, Jornalismo (Radiojornalismo, Jornalismo Impresso, Telejornalismo e Jornalismo Digital), Pesquisa de Opinião Pública, Assessoria de Imprensa. Tem interesse em Rádio, Radiojornalismo, Rádio na Internet, Mídias na Educação, Telejornalismo, Comunicação Rural, Jornalismo Impresso, Mídias e Convergência Tecnológica, Jornalismo Digital e Métodos e Técnicas de Pesquisa.

Downloads

Publicado

2023-12-20