Concepções e interlocuções das revisões de literatura narrativa: contribuições e aplicabilidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2023.21.3.7646

Resumo

Este estudo teve como objetivo sintetizar as contribuições e compreensões sobre a epistemologia de revisões de literatura narrativas disponíveis na literatura. Para tal, foi realizada uma revisão da literatura científica por meio de estudos disponíveis em bibliotecas virtuais. Por meio da investigação realizada, compreendeu-se que o delineamento do método de revisão narrativa da literatura proporciona a construção de um arcabouço de conhecimentos específicos em torno de uma temática que, por seu caráter não sistematizado, proporciona a comunicação panorâmica, eficaz e verossímil. Tem como uma das principais vantagens a comunicação científica e a abrangência de aspectos interdisciplinares que colaboram para o alcance dos objetivos. Instiga-se que o método de revisão narrativa da literatura possibilita a conjuntura dos avanços e das ciências produzidas em torno de uma temática impactando positivamente. Além do cenário acadêmico, a problemática do distanciamento entre a comunicação e produção científica e a atualização da prática profissional em diferentes áreas, incluindo as áreas da saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dante Ogassavara, Universidade São Judas Tadeu

Mestrando em Ciências do Envelhecimento pela Universidade São Judas Tadeu, São Paulo, SP, Brasil.

Thais da Silva-Ferreira, Universidade São Judas Tadeu

Mestranda em Ciências do Envelhecimento pela Universidade São Judas Tadeu, São Paulo, SP, Brasil.

Jeniffer Ferreira-Costa, Universidade São Judas Tadeu

Mestranda em Ciências do Envelhecimento pela Universidade São Judas Tadeu, São Paulo, SP, Brasil.

Daniel Bartholomeu, UniAnchieta

Psicólogo, Mestre e Doutor em Psicologia. Docente na UniAnchieta - Departamento de Psicologia.

Ivan Wallan Tertuliano, Universidade Anhembi Morumbi

Pós-Doutorado pela UNESP - Rio Claro. Doutor em Desenvolvimento Humano e Tecnologias pela UNESP - Rio Claro. Mestre em Educação Física pela EEFE-USP. Graduado em Educação Física pela UNINOVE (licenciatura plena e bacharelado). Professor da Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo.

José Maria Montiel, Universidade São Judas Tadeu

Psicólogo, Mestre e Doutor em Psicologia. Docente do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências do Envelhecimento da Universidade São Judas Tadeu/Instituto Ânima, São Paulo, SP, Brasil.

Downloads

Publicado

2023-12-20