Análise da interação entre família e educação nas teses e dissertações do PPGED-UFV: uma abordagem baseada na teoria de Ludwik Fleck

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2023.21.3.7589

Resumo

O presente trabalho analisa possíveis articulações entre família e educação nas teses e dissertações do Programa de Pós-Graduação em Economia Doméstica da Universidade Federal de Viçosa (PPGED UFV). É imprescindível analisar as relações entre a família e os contextos educativos, tendo em vista que, as configurações de família sofreram inúmeras modificações nas últimas décadas e tais mudanças interferem na dinâmica escolar dos indivíduos em fase de escolarização. Desse modo, buscou-se tecer algumas reflexões sobre o estilo de pensamento que sobressai nos documentos analisados a partir das contribuições de Ludwik Fleck. O corpus foi constituído de teses e dissertações cujo descritor “família” aparecia no título das produções disponíveis para consulta pública no site do PPGED-UFV. Os resultados apontam para a escassez de pesquisas envolvendo a relação família-educação, dificuldades de um consenso de estilo de pensamento na área e investigações plurais que perpassam por diferentes contextos no âmbito do Programa de Pós-Graduação investigado, mas que envolvem diretamente as implicações dos contextos familiares nas relações educativas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sidney Pires Martins, Universidade Federal de Viçosa

Mestre em Administração (2013), Mestrando em Educação (2021), Especialista em Administração em Marketing Estratégico (2005), Gestão Educacional (2016), Ensino e Tecnologias Educacionais (2021), Educação Básica (2021), Práticas Pedagógicas (2021) e em Didática e Trabalho Docente (2022). É graduado em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda (2002), em Administração (2020) e em Pedagogia (2022). Técnico em Contabilidade (2015). Atua como professor universitário na graduação e pós-graduação. Professor Substituto no Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) ? Campus Sabará e Professor da Pós-Graduação em Mídia e Educação da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). É Coordenador e Professor do Curso Técnico em Administração para a Secretária Estadual de Educação de Minas Gerais (SEEMG) ? Metropolitana B. Coordenador do Grupo de Estudos Técnicos em Empreendedorismo do Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais (CRCMG). Membro e Relações Públicas da Associação Brasil Soka Gakkai Internacional (BSGI). É integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas e Formação dos Profissionais da Educação (GEPPFOR) da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino, Tecnologias Educacionais e Educação Matemática (GEPETEM) do Instituto Federal de Minas Gerais ? Campus São João Evangelista. Tem interesse pelas áreas de: Metodologias Ativas de Ensino, Ensino Híbrido, uso das TICs e TDICs na Educação e Formação Inicial e Continuada de profissionais da Educação. 

Lilian Perdigão Caixêta Reis, Universidade Federal de Viçosa

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1989), mestrado em Família na Sociedade Contemporânea pela Universidade Católica do Salvador (2005) e doutorado em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia (2010), Pós-Doutorado pela UFBA, através do Programa Nacional de Pós-Doutorado (2012). Atualmente é Professor Associado I da Universidade Federal de Viçosa, no Departamento de Educação, no qual atua na área de Psicologia. Como psicóloga atuou no atendimento a famílias, adolescentes e jovens, em consultório particular e projetos sociais. Na pesquisa dedica-se aos seguintes temas: família, cultura, adolescência e juventude, relações intergeracionais, trajetórias desenvolvimentais, projeto de vida. É membro como pesquisadora dos seguintes grupos: Contextos da infância, adolescência e juventude e suas inter-relações na família e na sociedade (UFV); Educação, Desenvolvimento Humano e Bem-Estar (UFV).

Rita Márcia Andrade Vaz de Mello, Universidade Federal de Viçosa

Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Viçosa, Mestrado em Extensão Rural pela Universidade Federal de Viçosa, Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais e Pós-doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Université Paris Descartes (Sorbonne). Já foi Presidente da Comissão de Pesquisa do Departamento de Educação; Foi membro do CONSU. Atuou como Coordenadora geral dos Cursos Lato Sensu da Universidade Federal de Viçosa/Programa Nacional Escola de Gestores. Professora Titular da Universidade Federal de Viçosa. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Didática, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação, formação de professores, avaliação e políticas públicas educacionais. Autora de artigos e capítulos de Livros Nacionais e Internacionais .Organizadora e autora de livros

Downloads

Publicado

2023-12-20