Biografia de mulheres educadoras: artigos indexados no Directory of Open Access Journal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2023.21.3.7479

Resumo

A atuação feminina como professora foi uma das primeiras profissões permitidas às mulheres, ofício que, historicamente, não concebia prestígio por ser considerada extensão das atividades domésticas. Objetivou-se conhecer a produção científica internacional acerca da temática biografia de mulheres educadoras a partir dos artigos indexados no Directory of Open Access Journals (DOAJ). Para atender ao escopo, foi realizada pesquisa do tipo Estado da Questão em maio de 2022, mediante busca na referida plataforma. Apesar de identificados 177 artigos sobre biografia de mulheres, o que demonstra o crescimento da visibilidade feminina, somente oito relacionavam-se a educadoras. Os textos publicizados por periódicos de cinco países:  Rússia, Espanha, Indonésia, Ucrânia, Iraque e Polônia foram analisados na íntegra. Foi possível asseverar que é diminuto o quantitativo de produções biográficas sobre mulheres professoras e, nesse panorama, algumas pesquisas usavam-nas como pano de fundo para discutir questões macrossociais. Conclui-se, com base na produção internacional indexada no DOAJ, a persistente desvalorização da contribuição educacional da mulher para o desenvolvimento das sociedades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisca Genifer Andrade de Sousa, Universidade Estadual do Ceará

Doutoranda e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE). Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará-UECE (2017). Pesquisadora do grupo de pesquisa Práticas Educativas Memórias e Oralidades da Universidade Estadual do Ceará (PEMO/UECE). Tem experiência em Educação, com ênfase em História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Políticas públicas de juventudes, juventudes, história oral e memória. 

Lia Machado Fiuza Fialho, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará, Pós-doutorada em Educação pela Universidade Federal da Paraíba. Professora doutora do Centro de Educação da Universidade Estadual do Ceará, Professora Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE/UECE) e do Mestrado Profissional em Planejamento e Políticas Públicas (MPPP/UECE). Líder do Grupo de Pesquisa Práticas Educativas Memórias e Oralidades - PEMO. Editora da revista Educação & Formação do PPGE/UECE. Pesquisadora produtividade CNPq.

Downloads

Publicado

2023-12-20