Evasão da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) – um estudo exploratório

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2023.21.3.7471

Resumo

A evasão universitária acontece desde o início das Instituições de Ensino Superior, no entanto, a recente pandemia causada pelo novo vírus Sars-Cov-2 pode ter influenciado as taxas de evasão já conhecidas. Estre trabalho investigou as taxas de evasão da Universidade Estadual do Paraná referente aos anos de 2018 a 2022. Os dados para análises foram obtidos dos dados divulgados pela Pró-Reitoria de ensino de Graduação da Unespar. Os resultados apontam que no ano de 2018 o número de evadidos foi de 1338, tendo o campus de Campo Mourão liderado com 257. No ano de 2019 a evasão aumentou em aproximadamente 21% e o campus de Campo Mourão continuou a liderar os índices. Em 2020 houve uma tendência de diminuição da evasão, aproximadamente 3,5% em relação ao anterior. Em 2021 a queda do número de desistentes continuou, mesmo em meio a pandemia. Em 2022, até o momento, ocorreu um aumento acentuado, aproximadamente 30%, na taxa de evasão. Não é possível intuir quais foram os motivos que justificam esta alta taxa de evasão. No entanto, apontamos a necessidade de que novas pesquisas possam ser conduzidas para que se possa compreender esta configuração. Diversos motivos podem ser destacados junto a pandemia, dentre elesa falta de acesso à internet, instabilidade econômica, falta de saúde, entre outros. Assim é possível consideramos que a pandemia não influenciou de certa forma a IES, visto que em 2020 e 2021 onde a pandemia estava no auge não houve aumento na evasão.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Livia Mariusso Vituri, Unespar

Bióloga, Mestra em Ensino, pela  Universidade Estadual do Paraná campus de Paranavaí.

Juceli Stela Volpato, Unespar

Possui graduação em Ciências pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Mandaguari (2004); graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Metropolitana de Santos (2015); Graduação em Pedagogia pela UNAR (2022) atualmente professora - Secretaria de Educação do Estado do Paraná.

Marcia Regina Royer, Unespar, campus de Paranavaí­

Bióloga, mestra e doutora em Agronomia. Professora do Colegiado de Ciências Biológicas e do Mestrado em Ensino:Formação Docente Interdisciplinar, da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), Campus Paranavaí­. Coordenadora do Mestrado em Ensino.

Shalimar Calegari Zanatta, Unespar

Licenciada em Física, mestra e doutora em Fisica, pela Universidade Estadual de Maringá. Professora associada da Universidade Estadual do Paraná, campus de Paranavaí. Atua no mestrado em Ensino e no colegiado de Ciências Biológicas.

Downloads

Publicado

2023-12-20