Revisão sistemática sobre feedback da avaliação de Matemática para estudantes com Transtorno do Espectro Autista de 2012-2021

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2022.20.2.6699

Resumo

O presente artigo objetiva identificar teses e dissertações brasileiras que, entre 2012 e 2021, abordaram o feedback da avaliação no ensino e aprendizagem da matemática na perspectiva inclusiva dos estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Para tanto, realizou-se uma revisão sistemática com abordagem qualitativa, de cunho exploratório. Foram encontradas 11 pesquisas que perpassaram os focos temáticos delimitados neste estudo: inclusão escolar, TEA, avaliação, matemática, ensino e aprendizagem. O foco temático matemática teve a maior representatividade, estando presente em nove pesquisas, seguido de avaliação, com seis pesquisas ao todo. Quatro pesquisas abordaram a inclusão; cinco abordaram o TEA e nenhuma das 11 pesquisas, referiu-se ao foco feedback. Os resultados reforçam a necessidade de realizar estudos que abordem o feedback em prol de uma avaliação mediadora no ensino e aprendizagem da matemática, o que pode contribuir tanto para a inclusão de estudantes com TEA, como para os demais, que apresentam ou não alguma necessidade educacional específica.

Palavras-chave: Feedback, Matemática, Avaliação, Inclusão Escolar, Transtorno do Espectro Autista.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francerly Cardoso da Cruz, Universidade de Brasília - UnB

Mestranda em Educação na linha de pesquisa Processos Formativos e Profissionalidades pela Universidade de Brasília (UnB); Especialista em Desenvolvimento Psicológico e Inclusão Escolar ( UnB); Integrante do grupo de pesquisa Dzeta Investigações em Educação Matemática (DIEM); Graduada em Pedagogia  pela UEG; Professora de Educação Básica da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF). Tem desenvolvido estudos com foco no Feedback da Avaliação no Processo de Ensino e Aprendizagem da Matemática de Estudantes com Transtorno do Espectro Autista TEA, estudo na perspectiva de Avaliação para e como Aprendizagem.

Geraldo Eustáquio Moreira, Universidade de Brasília

Doutor em Educação Matemática – PUCSP (2012), com Estágio Doutoral realizado na Universidade do Minho (UMINHO/PT), e realizou Pós-Doutoramento em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ (2020). É Mestre em Educação – UCB (2005); Pós-Graduado em de Ensino da Matemática – UNICLAR (2000); Licenciado em Ciências Naturais – UEG (1996), Matemática – UNOESTE/SP (1999) e Pedagogia – Instituto Superior Fátima/DF (2013). É Professor Adjunto da Universidade de Brasília - UnB, atuando na Faculdade de Educação e é Professor/Pesquisador da Pós-Graduação, níveis Mestrado e Doutorado, dos Programas de Educação (PPGE, Acadêmico e Profissional), onde desenvolve pesquisas assentadas na Educação Matemática. Tem feito pesquisa, ensino e extensão associados a uma atuação profissional que busca consolidar abordagens construtivistas na formação de professores de Matemática, sobretudo nas subáreas da Matemática, da Educação Matemática, da Educação Matemática Inclusiva e da Cognição Matemática. Associado a estes aspectos, tem atuado pela profissionalidade, trabalho e condições da docência de professores que ensinam Matemática, epistemologias e etnociências. Focaliza, de forma complementar e associada às questões de identidade e saberes, na formação para a docência neste campo. É líder do grupo de pesquisa "Dzeta Investigações em Educação Matemática – Diem.

Downloads

Publicado

2022-09-24