Formação Humana no Ensino Médio Integrado no contexto da Educação Profissional e Tecnológica: uma investigação do tipo Estado da Arte

Autores

  • Cristine Roberta Piassetta Xavier Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR) e ProfEPT/IFPR. http://orcid.org/0000-0003-2544-0881
  • Angela Maria Burak
  • Denise Tiemi Kobiraki Tomita

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2021.19.3.139-153

Resumo

O artigo tem por objetivo mapear o que as pesquisas acadêmicas revelam sobre o conceito de formação humana no Ensino Médio Integrado no contexto da Educação Profissional e Tecnológica, com o recorte nos Institutos Federais. A busca considera artigos, dissertações e teses publicadas de dezembro de 2008 a outubro de 2021. Neste estudo, de abordagem qualitativa, a pesquisa é do tipo estado da arte. A pesquisa ocorreu em duas bases de dados, na plataforma digital da Rede de Revistas Cientí­ficas da América Latina e Caribe, Espanha e Portugal e na do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, com os descritores "formação humana" e "formação humana na educação profissional e tecnológica" . A análise dos dados, realizada por meio da técnica de Análise de Conteúdo, tem base na proposta de Bardin (2016). O estudo aponta que os professores conhecem o conceito de formação humana, mas grande parte dos educadores, em sua prática educativa, não realiza a aproximação do conceito tendo em vista a formação humana integral. Na percepção dos educandos, uma parte desconhece o conceito de formação humana, outro percentual tem compreensão do conceito associado às relações cotidianas. É nas disciplinas das ciências humanas que ocorre o encontro entre educação e formação humana. A compreensão do conceito de formação humana pelos profissionais da docência está em construção. A pesquisa alerta que averiguar, refletir e fortalecer ações podem ser os possí­veis caminhos a trilhar para que o educador possa desenvolver, de modo consciente, uma formação humana integral.

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Publicado

2021-12-22