Percepções docentes sobre as práticas profissionais suportadas pela Aprendizagem Baseada em Problemas na Educação Profissional e Tecnológica

Autores

  • Koenigsberg Lee Ribeiro de Andrade Lima Instituto Federal de Pernambuco (IFPE)
  • Rosangela Maria de Melo Instituto Federal de Pernambuco (IFPE)
  • Ivanildo José de Melo Filho Instituto Federal de Pernambuco (IFPE)

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2021.19.3.72-95

Resumo

Este artigo tem como propósito compreender as percepções docentes sobre as práticas profissionais suportadas pela Aprendizagem Baseada em Problemas - ABP na Educação Profissional e Tecnológica. O contexto em que esta investigação ocorre é no Instituto Federal de Pernambuco – Campus Abreu e Lima, no curso Técnico Subsequente em Segurança do Trabalho. O método que conduziu este estudo foi baseado em uma pesquisa exploratória com abordagem qualitativa. Para tanto, foi delineado um planejamento metodológico que consistiu em 02 (dois) momentos. O primeiro momento foi desenvolvido por meio de entrevista com o propósito de conhecer as percepções dos professores sobre a prática profissional e em relação a ABP, visando validar a compatibilidade da proposta pedagógica baseada na ABP destinada a condução das práticas profissionais do Curso Técnico Subsequente em Segurança do Trabalho. O segundo momento foi composto por uma atividade exploratória com cada participante, que objetivou o ordenamento dos passos da ABP aleatoriamente dispostos para cada docente entrevistado. Os resultados, de modo geral, sinalizaram para uma boa aceitação da ABP como possí­vel proposta de sistematização da prática profissional no curso Técnico Subsequente em Segurança do Trabalho. Percebendo-se, inclusive, um alinhamento metodológico dos passos da ABP sumarizados na literatura em relação ao que foi validado pelos professores. Demonstrando, desse modo, um elevado ní­vel de compatibilidade entre a Aprendizagem Baseada em Problemas e o planejamento curricular do curso Técnico Subsequente em Segurança do Trabalho, principalmente no que envolve o desenvolvimento das práticas profissionais.
palavras-chave: Prática Profissional, Proposta Pedagógica, Aprendizagem Baseada em Problemas, Curso Técnico em Segurança do Trabalho, Educação Profissional e Tecnológica.

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Biografia do Autor

Koenigsberg Lee Ribeiro de Andrade Lima, Instituto Federal de Pernambuco (IFPE)

Mestre em Educação Profissional e Tecnológica. Docente do Curso Técnico em Segurança do Trabalho doInstituto Federal de Pernambuco (IFPE)

Rosangela Maria de Melo, Instituto Federal de Pernambuco (IFPE)

Doutora em Ciência da Computação e docente do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT) do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), atuando na linha de Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica.

Ivanildo José de Melo Filho, Instituto Federal de Pernambuco (IFPE)

Doutor em Ciência da Computação e docente do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT) do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), atuando na linha de Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica.

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Publicado

2021-12-22