Reflexões sobre o currí­culo escolar e a violência simbólica

Autores

  • Susy Santos Pereira UEMS
  • Livia Arruda Abranches UEMS
  • Elson Luiz Araujo UEMS

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2017.15.3.1109

Resumo

A violência escolar é problema que vem interferindo significativamente na qualidade da educação oferecida pelas escolas. Entre os vários tipos de violência que permeiam o ambiente escolar, o presente estudo centra-se na violência simbólica, de difí­cil percepção, dado o seu caráter velado nas relações interpessoais, envolvendo professores e alunos, alunos/alunos e a coexistência de práticas pedagógicas estabelecidas na organização escolar, na aplicação de normas e regras e nos conteúdos curriculares. Situando essa problemática, este estudo tem por objetivo buscar trabalhos que focalizam a temática, por meio de revisão bibliográfica, a fim de estabelecer a relação entre os currí­culos escolares e a violência simbólica emoldurada na prática pedagógica do docente. Para a compreensão da violência em contexto escolar, recorremos aos estudos de Abramovay (2002) e Charlot (2002); acerca do currí­culo, privilegiamos os estudos de Sacristán e Gómez (2000), que defendem a superação da fragmentação do conhecimento considerando a realidade do aluno para uma educação significativa. Para além, refletimos sobre as implicações da violência simbólica, pautando-nos nas concepções de Bourdieu e Passeron (1996), ressaltando os mecanismos de dominação do currí­culo e as práticas pedagógicas de um sistema educacional que visa à reprodução do conhecimento legitimado pela classe dominante. Diante das reflexões, verificamos que a violência simbólica tem sido instituí­da no espaço escolar por meio de práticas pedagógicas excludentes desenvolvidas na escola. Por fim, enfatizamos a relevância de se trabalhar os conteúdos curriculares de forma interdisciplinar, observando a realidade do aluno e superando a fragmentação do conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Susy Santos Pereira, UEMS

Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (2016). Atualmente é bibliotecária da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Livia Arruda Abranches, UEMS

Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (2016).

Elson Luiz Araujo, UEMS

Doutor em Educação pela UNICAMP. Docente do Programa de Pós- Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Unidade Universitária de Paranaí­ba.

Downloads

Publicado

2017-06-07