(DES) CONFORTO TÉRMICO EM UMA SALA DE AULA DO ENSINO FUNDAMENTAL I NA CIDADE DE UNIÃO DOS PALMARES, AL
DOI:
https://doi.org/10.33871/21783306.2025.16.1.9476Palabras clave:
Dificuldade de aprendizagem, Índices de conforto térmico, Dados de Temperatura e Umidade, Clima e SaúdeResumen
A pesquisa visou analisar o (des)conforto térmico em uma sala de aula do ensino fundamental I da Escola Municipal Professora Filomena Medeiros em de União dos Palmares, Alagoas. O trabalho justifica-se a partir dos relatos de discentes e docentes sobre o desconforto térmico causado pelo calor no ambiente abafado durante os horários de aula. A metodologia se baseou em referências sobre a temática, além de visita de campo para conhecer o local da investigação e propor a metodologia de implantar um termohigrômetro na sala de aula. A sala pesquisada atendia o 2º ano B, com 37 alunos no período matutino, e o 5º ano B, com 39 alunos no período vespertino. As medições foram realizadas apenas durante os períodos de aula, das 7h às 12h e das 13h às 17h, entre os dias um e dois de novembro de 2023. Os resultados indicaram que, tanto no período matutino quanto no vespertino, a sala de aula analisada apresentou picos elevados de temperatura nos dias pesquisados, com variação entre 26 °C e 32,2 °C, enquanto a umidade relativa do ar oscilou entre 73% e 53%, conforme indicado nos gráficos ao final da pesquisa. Esses valores indicaram que a sala de aula apresentava condições de desconforto térmico e, de acordo com o diagrama de conforto térmico do INMET (2009), o ambiente necessitava de ventilação.