EDUCAÇÃO AMBIENTAL: ANÁLISE DE INDICADORES NA REDE MUNICIPAL DE ALMIRANTE TAMANDARÉ (PR)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/21783306.2025.16.1.10729

Palavras-chave:

Educação Ambiental;, Indicadores;, Sustentabilidade Escolar;, Comunidade.

Resumo

Este artigo investiga as práticas de Educação Ambiental (EA) na Rede Municipal de Educação de Almirante Tamandaré (PR), com ênfase na relação com o território e no uso de indicadores como ferramentas avaliativas. A pesquisa adotou uma abordagem participativa, com análise documental e aplicação da Matriz de Indicadores de Educação Ambiental, fundamentada na Teoria da Atuação. Os resultados indicam que a gestão democrática, as práticas curriculares contextualizadas e as ações de envolvimento comunitário fortalecem a EA nas escolas. As quatro dimensões analisadas - Gestão, Currículo, Espaço Físico e Comunidade - evidenciam avanços como a integração dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e a incorporação de práticas sustentáveis no cotidiano escolar, apesar dos desafios persistentes em infraestrutura, formação docente e participação social. A presença do Aquífero Karst - essencial ao abastecimento da Região Metropolitana de Curitiba e vulnerável à contaminação - destaca-se como elemento estratégico para a contextualização da EA e a construção de uma consciência territorial crítica. Conclui-se que a articulação entre currículo, território e políticas públicas pode impulsionar práticas educativas mais sustentáveis, participativas e transformadoras.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Venina Prates, UTFPR

Graduação em Geografia pela Universidade Tuiuti do Paraná (2004) e Pedagogia, Especialização em Meio Ambiente, Sociedade e Sustentabilidade pela Universidade Tuiuti do Paraná (2006), Mestrado em Ciência do Solo - UFPR (2010), Doutoranda em Sustentabilidade Ambiental Urbana no PPSAU - UTFPR.  Atualmente é professora de Geografia EF. e Supervisora Escolar EF II no Colégio Militar de Curitiba.

Tatiana Maria Cecy Gadda , Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Recebeu seu PhD em Ciências Ambientais Humanas e da Terra (PhD in Earth and Human Environmental Science) pela Universidade de Chiba no Japão em abril de 2006. Durante seu doutorado na Universidade de Chiba foi também pesquisadora de cooperação na Unidade de Desenvolvimento Internacional e Planejamento Regional (RCast) da Universidade de Tóquio no Japão. Tatiana tem um Mestrado Científico em Planejamento Físico (?Spatial Planning?) pelo ?Royal Institute of Technology? (KTH), na Suécia. Seu primeiro diploma é em Arquitetura e Urbanismo pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Tatiana desenvolveu e conduziu pesquisa em vários tópicos incluindo revitalização urbana, sistema de transporte urbano, consumo sustentável, fluxos de materiais, sistema de alimentação urbana e análise de ecossistemas urbanos. Quando completou seu doutorado trabalhou no Brasil na Terra Nova Regularizações Fundiárias na elaboração de política habitacional e programa de regularização fundiária para a cidade de Porto Velho em Rondônia. De 2006 ao fim de 2008, Tatiana se juntou ao Instituto de Estudos Avançados da Universidade das Nações Unidas (UNU IAS) onde fez pós-doutorado no programa urbano. Em seu pós-doutorado ela pesquisou sobre os desafios da agenda verde para centros urbanos através da análise dos padrões de consumo de serviços ecossistêmicos em grandes centros urbanos. Seus interesses estão concentrados em temas como: (1) apropriação de recursos naturais pelas cidades e padrões de consumo em cidades com diferentes níveis de renda; (2) mudanças ambientais globais e sua relação com os centros urbanos; (3) as escalas (temporais e geográficas) de impacto da urbanização e o impacto ambiental do crescimento regional de mega centros urbanos; (4) grandes regiões urbanas e os desafios para o planejamento regional. Tatiana é atualmente Professora do Departamento de Construção Civil da Universitdade Tecnológica Federal do Paraná.e atua na graduação em Engenharia Civil, e na pós-graduação em Tecnologia e Sociedade (PPGTE) e em Engenharia Civil (PPGEC). Tatiana é tambme "expert member" do IPBES - Intergovernmental Platform for Biodiversity and Ecosystem Services das Nações Unidas e do BPBES (Brazilian Platform for Biodiversity and Ecosystem Services)

Solange Reiguel Vieira, Universidade Federal do Paraná

Professora de Geografia da Rede Estadual de Ensino do Paraná (SEED-PR/2005). Integra o Grupo de Estudos de Educação Ambiental e Cultura da Sustentabilidade da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Pós-Doutorado em Educação (UFPR) e Mestrado em Ciência e Tecnologia Ambiental pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Fez Especialização em Educação Ambiental com Ênfase em Espaços Educadores Sustentáveis (UFPR-Setor Litoral), Tecnologias em Educação (PUC-RJ) e Metodologia Prática do Ensino da Geografia Regional e Ambiental do Brasil (FECILCAM). É Graduada em Geografia (FECILCAM). Autora no campo da Educação Ambiental.Paraná (desde 2005). Integra o Grupo de Estudos de Educação Ambiental e Cultura da Sustentabilidade (UFPR). Pesquisadora e autora na área da Educação Ambiental.

Downloads

Publicado

2025-09-12