EDUCAÇÃO AMBIENTAL: ANÁLISE DE INDICADORES NA REDE MUNICIPAL DE ALMIRANTE TAMANDARÉ (PR)
DOI:
https://doi.org/10.33871/21783306.2025.16.1.10729Palavras-chave:
Educação Ambiental;, Indicadores;, Sustentabilidade Escolar;, Comunidade.Resumo
Este artigo investiga as práticas de Educação Ambiental (EA) na Rede Municipal de Educação de Almirante Tamandaré (PR), com ênfase na relação com o território e no uso de indicadores como ferramentas avaliativas. A pesquisa adotou uma abordagem participativa, com análise documental e aplicação da Matriz de Indicadores de Educação Ambiental, fundamentada na Teoria da Atuação. Os resultados indicam que a gestão democrática, as práticas curriculares contextualizadas e as ações de envolvimento comunitário fortalecem a EA nas escolas. As quatro dimensões analisadas - Gestão, Currículo, Espaço Físico e Comunidade - evidenciam avanços como a integração dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e a incorporação de práticas sustentáveis no cotidiano escolar, apesar dos desafios persistentes em infraestrutura, formação docente e participação social. A presença do Aquífero Karst - essencial ao abastecimento da Região Metropolitana de Curitiba e vulnerável à contaminação - destaca-se como elemento estratégico para a contextualização da EA e a construção de uma consciência territorial crítica. Conclui-se que a articulação entre currículo, território e políticas públicas pode impulsionar práticas educativas mais sustentáveis, participativas e transformadoras.