A CARTOGRAFIA ESCOLAR E A FORMAÇÃO DE CONCEITOS GEOGRÁFICOS EM UMA ESCOLA ESTADUAL DE EIRUNEPÉ (AM)
Palabras clave:
Cartografia Escolar, Conceitos Cartográficos, Metodologias Diferenciadas, EirunepéResumen
O artigo apresenta uma análise de metodologias inovadoras nos conteúdos de cartografia escolar e a formação de conceitos geográficos. O objetivo principal foi entender a contribuição e o impacto das práticas pedagógicas diferenciadas que auxiliam na formação de conceitos em uma turma de 8° ano do ensino fundamental. Esta pesquisa se desenvolveu a partir de um diagnóstico do cenário da educação cartográfica, levantamento bibliográfico, pesquisa de campo, confecção do jogo, aplicação e a avaliação de um jogo, bem como a análise do impacto da metodologia. Nossos dados apontam que, usar formas diferenciadas de ensino, por meio de
metodologias inovadoras no ensino de cartografia são essenciais, serve como um instrumento de ensino aprendizagem inovador, aproxima professor e aluno, instigando o aluno a pensar como ser ativo no processo de construção do espaço, entrelaçando a teoria com a prática. Portanto, este trabalho apresenta o jogo cartográfico aplicado na rede de ensino fundamental, dentro da disciplina de geografia como uma ferramenta que facilita o processo de construção do conhecimento significativo, compreensão dos conteúdos e a formação de conceitos
cartográficos.