PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O DESENVOLVIMENTO DO CONCEITO DE REGIÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA POR MEIO DA ELABORAÇÃO DE MAQUETE
Palabras clave:
Ensino de Geografia, Região, Maquete, Ensino FundamentalResumen
Discutimos, neste trabalho, os resultados de uma oficina pedagógica desenvolvida com alunos do quarto ano de licenciatura em Geografia na Universidade Estadual de Maringá, cujo objetivo principal foi apresentar uma proposta metodológica para trabalhar o conceito geográfico de região com alunos do Ensino Fundamental por meio da construção, observação e análise de maquete. Subsidiados por autores que contemplam essa temática (CORRÊA, 2003; GOMES, 1986; CAVALCANTI, 2003; CASTROGIOVANNI, 2007), destacamos as potencialidades desse tipo de proposta pedagógica na edificação de um ensino de Geografia mais significativo e atrativo para os alunos. No Ensino Fundamental é importante discutir o conceito de região e regionalização de modo mais concreto e didatizado relacionando, a vivência do aluno com a teoria estudada.