ESCASSEZ DA ÁGUA NO ENSINO DE GEOGRAFIA NO 8º e 9º ANOS EM ESCOLAS PÚBLICAS DE AROAZES (PI)
Keywords:
Ensino de Geografia, Escassez de água, GeografiaAbstract
Este estudo discorreu o tema escassez da água no Ensino de Geografia. Portanto, problematizou a seguinte indagação: como é abordada a escassez da água no Ensino de Geografia no 8º e 9º ano nas escolas Jeremias Pereira da Silva e Manoel Portela de Carvalho da cidade de Aroazes (PI)? Objetivou, também, conhecer as formas e os recursos didáticos adotados pelo professor na abordagem do problema da escassez de água; descreve as estratégias de ensino de geografia e os problemas ambientais relacionados à temática escassez da água e sugeri estratégias de ensino de geografia. A metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica e a pesquisa de campo, com estudo quantiqualitativo e descritivo, realizado nas escolas Jeremias Pereira da Silva e Manoel Portela de Carvalho, nas turmas de 8º e 9º ano do Ensino Fundamental. Os participantes foram dois professores de geografia e uma amostra de vinte alunos do 8º e 9º anos. Os resultados mostram que os professores e alunos estão conscientizados da importância da abordagem da escassez da água, pois acreditam que a preservação e uso racional da água são necessários. Conclui-se que o ensino sobre a escassez de água no componente curricular de geografia contribui para conscientizar cada cidadão em relação às questões ambientais.