As cidades pequenas e o ensino de geografia: uma análise a partir do Guia do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD)
Keywords:
Ensino de Geografia, Cidades Pequenas, PNLDAbstract
As pequenas cidades vêm cada vez mais se tornando objeto de estudos entre variadas temáticas. No ensino de geografia não é diferente, visto que as pequenas cidades representam boa parte do número de aglomerações urbanas a nível nacional e tem demasiada importância. Por outro lado, existem as políticas educacionais, as quais servem como estruturadores do conhecimento nas instituições escolares, como, por exemplo, os currículos nacionais e estaduais e o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Assim, torna-se de extrema importância saber se estas realidades vêm sendo abordadas no ensino de geografia. Desse modo, o presente trabalho tem como objetivo tratar como uma política educacional nacional, no caso deste estudo o Guia do PNLD do ano de 2020, trata as cidades pequenas. Para isto foi realizado um levantamento bibliográfico sobre a temática concomitantemente com uma análise investigativa debruçada sobre o Guia do PNLD. Com base em tais análises foi possível constatar que praticamente nenhuma obra se preocupa com as cidades pequenas, tratando em demasia as grandes aglomerações, fugindo das realidades dos alunos que habitam as pequenas aglomerações.