EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO DE GEOGRAFIA: VIVÊNCIAS NAS ESCOLAS RURAIS DO MUNICÍPIO DE FRUTAL (MG)
DOI:
https://doi.org/10.33871/21783306.2021.12.1.5837Keywords:
Educação ambiental; Geografia; escolas rurais; Frutal.Abstract
Almejamos apresentar neste artigo algumas considerações sobre a educação ambiental no ensino de Geografia, ressaltando o caso de três escolas rurais no município de Frutal (MG). Reafirmamos a relevância do saber geográfico para uma leitura de mundo despertadora da sensibilidade dos mais jovens, para a problemática ambiental. Para tanto foram realizadas entrevistas em três escolas rurais; dialogamos com os alunos, professoras, diretoras e moradores das comunidades. As problemáticas ambientais e sociais nem sempre estão presentes nos projetos desenvolvidos com as crianças e jovens. Isso evidencia a vigência de atividades fundamentadas na proposta política pedagógica pragmática que se distanciam do ideal crítico. Reconhecemos o avanço em relação à ocorrência de discussões, de trabalhos de campo e de questionamentos importantes realizados ao longo de ano letivo.