EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS NO ÂMBITO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: APLICAÇÃO DA METODOLOGIA “QUE BOM! QUE PENA! QUE TAL?” NO ENSINO DE GEOGRAFIA
DOI:
https://doi.org/10.33871/21783306.2022.13.1.4732Keywords:
Residência Pedagógica; Formação de professor; Metodologias Ativas.Abstract
O relato de experiência em questão apresenta um recorte de atividades práticas vivenciadas por licenciandos em Geografia da Universidade Federal de Sergipe (UFS), campus São Cristóvão, no qual, através da prática docente por intermédio do Programa Residência Pedagógica - PRP, foram realizadas aplicações de diferentes metodologias e ferramentas na turma do 1º ano do ensino médio pertencente ao Colégio Estadual Armindo Guaraná, em que se tem por destaque a atividade lúdica: "Que bom! Que pena! Que tal?". A partir desta, evidenciou-se a relevância e necessidade da aplicação das metodologias ativas, assim como ressalvou-se os impactos dessa para a construção de uma educação progressista, construtivista, significativa e moderna, onde o aluno é o protagonista e agente ativo do saber. Diante disso, o objetivo desse relato é partilhar uma das experiências vivenciadas no PRP, além de demonstrar a importância da aplicação de metodologias ativas no ensino de geografia. Todas essas tratativas, tem por enfoque os educandos, já que se busca através da educação, fazer com que estes sujeitos sejam seres reflexivos, críticos e entendedores de mundo.