O que dizem os livros didáticos de Biologia sobre a experimentação?!...
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2017.15.3.994Resumo
No ensino de Ciências e Biologia, a experimentação pode ser uma ferramenta didática muito importante e válida, se bem contextualizada e articulada, pode gerar conhecimentos significativos nos processos de ensino e aprendizagem. Para isto, além de levar em conta o modo com que os experimentos estão inseridos nos livros didáticos, há necessidade de o professor saber articular as atividades dentro do processo de ensino, procurando ser simultaneamente um professor reflexivo e pesquisador, para assim, saber usar as ferramentas que o livro didático traz de maneira dinâmica e consciente, sem se prender apenas às propostas do livro. Tendo em vista esta perspectiva, realizamos uma pesquisa em 12 Livros Didáticos de Biologia do Ensino Médio (LDBEM), sendo ela do tipo análise documental. Identificamos e analisamos a maneira com que a experimentação está inserida nesses livros didáticos, tendo como resultado a observação de duas categorias diferentes de experimentação, sendo estas classificadas: como reproducionista (8:12) e investigativa (4:12), ponderando que, dentre outras coisas, a primeira torna o aluno um mero receptor do conhecimento e segunda, torna-o principal articulador do processo de investigação e construção do conhecimento. Observamos também que a ciência reproducionista ainda está muito presente nos livros didáticos utilizados para o ensino de Biologia, desencadeando com isso várias consequências significativas no que se diz respeito ao ensino, bem como no que se diz respeito às visões distorcidas de Ciência, sendo estas muito presentes em nosso cotidiano.
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