Análise da compreensão dos acadêmicos de ciências biológicas sobre o tema: ciência tecnologia e sociedade
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2017.15.3.993Resumo
A ciência e a tecnologia têm importância evidente e indiscutível no mundo moderno, no qual adquirem caráter relevante em todos os aspectos da vida, influenciando os processos de transformações políticas, sociais e tecnológicas das sociedades. Partindo desse pressuposto, é fundamental que os conceitos e as inter-relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) sejam trabalhados com alunos de forma a garantir uma melhor formação de um aluno crítico e que compreenda a importância da ciência para as transformações tecnológicas e sociais. Sendo assim, o objetivo deste estudo foi analisar a compreensão dos alunos ingressantes no curso de Ciências da UNESPAR, campus de União da Vitória sobre a concepção sobre CTS. Para o levantamento das informações foi elaborado e aplicado um questionário com 44 acadêmicos matriculados nos 1ªos anos curso de Ciências Biológicas (diurno e noturno). Os resultados mostraram que os ingressantes universitários afirmaram não ter tido contato com o tema CTS no ensino médio, pois quando questionados sobre o conhecimento da sigla CTS e seu significado, 68% afirmaram nunca ter ouvido falar nesta sigla, e apenas 11% afirmaram conhecer a sigla e seu significado. Em relação ao correto entendimento sobre a definição de ciências, foram feitas diversas afirmações que deveriam ser julgadas pelos alunos quanto aos seus entendimentos, as respostas dadas por eles foram consideradas adequadas em 31% e incorretas em 69%. Os resultados afirmam que os alunos avaliados demonstraram em sua maioria não ter conhecimento sobre o conceito de CTS e seu significado, que provavelmente passam pelo ensino médio, saem com uma visão ingênua em relação à Ciência e à Tecnologia. Percebemos também que a os acadêmicos, tem bastante dificuldade em definir Ciências. Esses resultados sugerem que o tema CTS não vem sendo bem trabalhado no ensino médio ou que não há uma compreensão do mesmo por parte dos alunos.
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