Análise da compreensão dos acadêmicos de ciências biológicas sobre o tema: ciência tecnologia e sociedade

Autores

  • Francieli, Snicer,
  • Josi Mariano Borille

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2017.15.3.993

Resumo

A ciência e a tecnologia têm importância evidente e indiscutí­vel no mundo moderno, no qual adquirem caráter relevante em todos os aspectos da vida, influenciando os processos de transformações polí­ticas, sociais e tecnológicas das sociedades. Partindo desse pressuposto, é fundamental que os conceitos e as inter-relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) sejam trabalhados com alunos de forma a garantir uma melhor formação de um aluno crí­tico e que compreenda a importância da ciência para as transformações tecnológicas e sociais. Sendo assim, o objetivo deste estudo foi analisar a compreensão dos alunos ingressantes no curso de Ciências da UNESPAR, campus de União da Vitória sobre a concepção sobre CTS. Para o levantamento das informações foi elaborado e aplicado um questionário com 44 acadêmicos matriculados nos 1ªos anos curso de Ciências Biológicas (diurno e noturno). Os resultados mostraram que os ingressantes universitários afirmaram não ter tido contato com o tema CTS no ensino médio, pois quando questionados sobre o conhecimento da sigla CTS e seu significado, 68% afirmaram nunca ter ouvido falar nesta sigla, e apenas 11% afirmaram conhecer a sigla e seu significado. Em relação ao correto entendimento sobre a definição de ciências, foram feitas diversas afirmações que deveriam ser julgadas pelos alunos quanto aos seus entendimentos, as respostas dadas por eles foram consideradas adequadas em 31% e incorretas em 69%. Os resultados afirmam que os alunos avaliados demonstraram em sua maioria não ter conhecimento sobre o conceito de CTS e seu significado, que provavelmente passam pelo ensino médio, saem com uma visão ingênua em relação à Ciência e à Tecnologia. Percebemos também que a os acadêmicos, tem bastante dificuldade em definir Ciências. Esses resultados sugerem que o tema CTS não vem sendo bem trabalhado no ensino médio ou que não há uma compreensão do mesmo por parte dos alunos.

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Biografia do Autor

Francieli, Snicer,

Graduada em Ciências Biológicas, pós graduanda de Educação Ambiental

Josi Mariano Borille

Mestre em Ciências Biológicas - Concentração em Biologia Evolutiva e área de pesquisa em Fisiologia Celular pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Paraná, campus de União da Vitória (2004). Especialização pela referida instituição em Bioengenharia e cursando especializaçao em Biomedicina (UNIGUAÇU). Experiência docente na educação básica, desde 2006 nos anos inicias do ensino fundamental. Experiência docente no ensino superior na área de Biologia Geral, com ênfase em Metodologia de Ensino de Ciências e Biologia. Estágio Supervisionado, Fisiologia Humana, Biofí­sica, Fisiologia Animal Comparada , atuando como professora colaboradora na UNESPAR/UV desde agosto de 2006 até maio 2013. Desde outubro de 2013 até a presente data professora efetiva UNESPAR/UV. Bolsista CAPES/PIBID do projeto Mão Amiga UNESPAR, campus de União da Vitória, Paraná. Coordenadora do curso de Ciências Biológicas 2014/2015. Experiência em análises fí­sico-quí­micas de produtos apí­colas (Laboratório de Controle de Qualidade).

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Publicado

2017-08-17