Currículo de formação de professores no modelo 12ª + 3 e a diversidade cultural nas escolas do ensino primário: Desafio e Reflexões - o caso das escolas do distrito kampfumo
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2025.23.2.9778Resumo
Resumo: O presente artigo tem como objetivo descrever o currículo de formação de professores no modelo 12ª + 3 e a diversidade cultural nas escolas do ensino básico, no Distrito Municipal Kampfumo. O modelo descrito acima foi desenvolvido pelo Ministério de educação e Desenvolvimento Humano em vigor em Moçambique desde 2019 e tem em vista a responder os desafios de formação de professores do ensino primário e equiparar-se às exigências dos países da região. De referir que, o artigo aborda uma discussão acerca da diversidade cultural nas escolas do ensino primário, uma vez que os futuros professores irão lhe lidar com diferentes contextos culturais em sala de aula, dada a inserção da escola numa sociedade multicultural, os alunos têm particularidades individuais, que incluem modos de aprender, comportamentos, cultura, vestuário e língua materna (L1). Assim sendo, o professor precisa adaptar-se para alcançar resultados positivos no processo de ensino e aprendizagem. É sabido que as diferenças culturais dos alunos influenciam diretamente o processo educativo, pois eles vêm de famílias diversas, cada uma com seus hábitos, valores e costumes. No concernente a metodologia foi utilizada a abordagem qualitativa recorrendo, revisão bibliográfica para sustentar os conceitos aqui propostos e a técnica de análise dos documentos tal como o plano curricular do curso de formação de professores do Ensino Primário e Educadores de Adultos, foi levado em causa as experiências de alguns professores no exercício das atividades profissionais, através de observação de atividades na escola e conversas tidas com os professores. A partir do estudo podemos perceber que os professores formados com o currículo de formação do modelo 12ª+3 estão preparados para lhe dar com a diversidade cultural nas escolas onde se encontram a trabalhar.
Palavras-chave: Currículo, formação, professores, diversidade cultural