Repensando o ensino: caminhos emergentes para uma educação mais inclusiva
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2025.23.2.9594Resumo
Resumo: O contexto da educação inclusiva é marcado por uma série de desafios e oportunidades que demandam uma análise crítica e aprofundada. Por isso, este estudo, apresenta um relato de experiência oriundo de uma aula específica decorrente da disciplina "Educação em Ciências, Cultura e Sociedade", parte integrante do currículo em nível de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Formação de Professores de Ciências e Matemática, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Campus Jequié-Bahia. Este estudo buscou, portanto, contribuir para o debate acadêmico sobre a educação inclusiva, oferecendo reflexões acerca de alguns caminhos emergentes para a promoção de uma educação mais inclusiva. A experiência analisada evidenciou, em primeiro lugar, a importância da formação continuada dos professores. A capacitação em práticas inclusivas se mostrou fundamental para que docentes reconheçam as diferenças entre os alunos e saibam como atuar para garantir a aprendizagem de todos. Em segundo lugar, destacou-se a necessidade de mudanças pedagógicas e institucionais em direção a uma postura crítica e reflexiva, com vistas a flexibilizar o currículo, os métodos de ensino e as estratégias de avaliação para torná-los mais responsivos às singularidades dos estudantes e menos pautados por modelos homogêneos. A partir do debate desses pontos, foi possível perceber que repensar o ensino e construir novos caminhos para uma educação mais inclusiva é uma urgência que deve orientar tanto as políticas educacionais quanto as práticas pedagógicas, assegurando a todos os alunos um ambiente de aprendizado que reconheça, respeite e valorize suas singularidades e potencialidades.
Palavras-chaves: Relato de experiência, Inclusão, Práticas Pedagógicas.