Repensando o ensino: caminhos emergentes para uma educação mais inclusiva

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2025.23.2.9594

Resumo

Resumo: O contexto da educação inclusiva é marcado por uma série de desafios e oportunidades que demandam uma análise crítica e aprofundada. Por isso, este estudo, apresenta um relato de experiência oriundo de uma aula específica decorrente da disciplina "Educação em Ciências, Cultura e Sociedade", parte integrante do currículo em nível de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Formação de Professores de Ciências e Matemática, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Campus Jequié-Bahia. Este estudo buscou, portanto, contribuir para o debate acadêmico sobre a educação inclusiva, oferecendo reflexões acerca de alguns caminhos emergentes para a promoção de uma educação mais inclusiva. A experiência analisada evidenciou, em primeiro lugar, a importância da formação continuada dos professores. A capacitação em práticas inclusivas se mostrou fundamental para que docentes reconheçam as diferenças entre os alunos e saibam como atuar para garantir a aprendizagem de todos. Em segundo lugar, destacou-se a necessidade de mudanças pedagógicas e institucionais em direção a uma postura crítica e reflexiva, com vistas a flexibilizar o currículo, os métodos de ensino e as estratégias de avaliação para torná-los mais responsivos às singularidades dos estudantes e menos pautados por modelos homogêneos. A partir do debate desses pontos, foi possível perceber que repensar o ensino e construir novos caminhos para uma educação mais inclusiva é uma urgência que deve orientar tanto as políticas educacionais quanto as práticas pedagógicas, assegurando a todos os alunos um ambiente de aprendizado que reconheça, respeite e valorize suas singularidades e potencialidades.

Palavras-chaves: Relato de experiência, Inclusão, Práticas Pedagógicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jhones Rodrigues de Jesus, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Mestrando em Educação Científica e Formação de Professores (PPG.ECFP) pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e graduado em licenciatura em Ciências Biológicas pela mesma instituição. Possui especialização em Ciências da Natureza, suas Tecnologias e o Mundo do Trabalho  pela Universidade Federal do Piauí (UFP). É vice-coordenador da Escola de Pesquisadores da UESB e membro da Equipe Técnica da Revista de Iniciação à Docência da UESB. Faz parte do Grupo de Estudos e Pesquisas em ensino-aprendizagem de Botânica - GP-ENABOT e do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação em Ciências, Saúde e Diversidade (GEPEC-SADI). Atua como orientador de projetos no projeto de extensão "A Escola que pesquisa".

Christian dos Santos Fonseca, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Mestrando pelo Programa em Programa de Pós Graduação em Educação Científica e Formação de Professores (PPG-ECFP) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e licenciado em Ciências Biológicas pela mesma instituição. É membro da equipe técnica da Revista de Iniciação à Docência (RID-UESB). Atua como colaborador do projeto de extensão denominado Escola de Pesquisadores da UESB. Participa do Grupo de Pesquisa em Educação Científica e Movimento CTS.

Louise Araújo Vieira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Formação de Professores (PPG-ECFP) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, campus Jequié (2021). É membra do Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental e Formação de Professores (GPEA-FP) e colabora com o Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação, Saúde e Diversidade (GEPEC-SADI).

Felipe Alves do Prado, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Graduando em Licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB. é membro da "Escola de Pesquisadores da UESB" e colabora com o projeto de extensão "A Escola que Pesquisa".

Downloads

Publicado

2025-08-29