O uso do Material Autoral Digital Educacional na formação inicial do professor sob a perspectiva da Tecnodocência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2025.23.1.9360

Resumo

Diante das habilidades necessárias ao professor contemporâneo, faz-se imprescindível que este possua em sua formação inicial conhecimentos epistemológicos de sua área de formação, didático-pedagógicos e tecnológicos. Assim, este trabalho evidencia a integração das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) com a docência, fundamento da Tecnodocência. O objetivo desta pesquisa é analisar qual forma os Materiais Autorais Digitais Educacionais (MADEs), desenvolvidos por licenciandos de áreas de conhecimento diversas de Instituição Pública de Ensino Superior (IPES), podem auxiliar na prática docente do futuro professor dentro do contexto da Tecnodocência. Metodologicamente, este estudo é de abordagem qualitativa; do tipo exploratório quanto aos objetivos; básico, quanto à natureza; e bibliográfico quanto aos procedimentos técnicos. A coleta de dados foi realizada a partir da análise da estrutura e dos aspectos de um MADE, do tipo jogo. Na análise dos dados, fez-se uma descrição do MADE e uma interpretação do material desenvolvido, segundo os princípios teóricos da Tecnodocência. Com esta pesquisa, percebeu-se que os MADEs, utilizados como ferramenta assistente ao contexto de ensino, podem auxiliar os futuros docentes em suas práticas profissionais quando no exercício do ofício docente vinculada ao uso de artefatos tecnológicos digitais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Renêe Martins Maciel, Universidade Federal do Ceará

Graduado em Licenciatura em Matemática, pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE; Especialista em Ensino de Matemática, pela Faculdade Ateneu - FATE; Especialista em Gestão Escolar, pela Faculdade Católica Nossa Senhora das Vitórias - FCNSV; Especialista em Qualificação do Ensino de Matemática no Estado do Ceará pela Universidade Federal do Ceará - UFC; Mestre em Ciências da Educação - Inovação Pedagógica, pela Universidade da Madeira - UMa / Portugal - Reconhecido pela Universidade Federal de Minas Gerais; Doutorando em Ensino de Ciências e Matemática, pela Universidade Federal do Ceará - UFC / Rede Nordeste de Ensino - RENOEN; Servidor público do Governo do Estado do Ceará e da Prefeitura Municipal de Fortaleza; Integrante do grupo de pesquisa G-TERCOA (Grupo de Estudos Tecendo Redes Cognitivas de Aprendizagem) - CNPq/PPGE/UFC, da Universidade Federal do Ceará.

Andréa Lima Pinheiro, Universidade Federal do Ceará

Graduada em Bacharelado em Pedagogia pela Fundação Edson Queiroz - Universidade de Fortaleza. Especialista em Educação Inclusiva pela Universidade Salgado de Oliveira/Universo. Professora efetiva da rede Municipal de Ensino de Fortaleza desde 2001, atuando com turmas de Educação Infantil e 2 ano do Ensino Fundamental. Participou dos cursos: Práticas Pedagógicas de Alfabetização oferecido pela Universidade Federal do Ceará, Formação em Tecnologias Educacionais, Aprendizagem e Inovação Pedagógica promovido pela Prefeitura de Sobral em parceria com Universidade Federal do Ceará, Tecnologia da Educação, Ensino Híbrido e Inovação Pedagógica promovido pela Prefeitura de Sobral em parceria com a Universidade Federal do Ceará e a Universidade Aberta do Brasil. Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Alfabetização GEPA (2023). E atualmente, mestranda do Programa de Pós-Graduação Profissional em Tecnologia Educacional pela Universidade Federal do Ceará - UFC.

Luciana de Lima, Universidade Federal do Ceará

Licenciada em Matemática pela Universidade Federal do Ceará - UFC (1994), Especialista em
Psicopedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA (2003), Especialista em
Tecnologia com ênfase em Telemática pelo Centro Federal Tecnológico do Ceará - CEFETCE
(2006), Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Ceará - UECE (2008) e Doutora em

Educação, linha Educação, Currículo e Ensino, eixo Ensino de Ciências, pelo Programa de Pós-
Graduação da Faculdade de Educação da UFC (2014). Atualmente é professora DE Associada da

Universidade Federal do Ceará, com lotação no Instituto Universidade Virtual (IUVI). Atua como
professora no Mestrado Profissional de Ensino de Ciências e Matemática (ENCIMA) e no
Mestrado Profissional em Tecnologia Educacional (PPGTE). É líder do Grupo de Pesquisa
Tecnodocência cadastrado no Diretório do CNPq. Tem experiência na área de Formação de
Professores, trabalhando principalmente com os seguintes temas: Tecnodocência, Tecnologias
Digitais da Informação e Comunicação (TDICs), Formação de Professores, Formação de
Licenciandos, Aprendizagem Significativa, Mapas Conceituais, Interdisciplinaridade,
Construcionismo, Educação Matemática e Ensino de Ciências.

Clemilson Costa dos Santos, Universidade Federal do Ceará

Professor Associado do Curso de Sistemas e Mídias Digitais do Instituto Universidade Virtual da Universidade Federal do Ceará. Possui doutorado em Engenharia Agrícola (2013), mestrado em Engenharia Elétrica (2008) e graduação em Física (2004), pela Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Engenharia, com ênfase em Engenharia da Computação, Engenharia Elétrica e Engenharia Agrícola, atuando principalmente nos seguintes temas: sistemas embarcados, computação física, automação e controle, rede de sensores sem fio e automação agrícola.

Daniel Brandão Menezes, Universidade Estadual do Ceará

Graduação em Licenciatura em Matemática (UECE), Bacharel em Segurança Pública pela Academia de Polícia Militar General Edgard Facó, Mestre em Matemática (UFC), Especialista em Ciências Jurídicas e Bacharel em Direito pela Universidade Cruzeiro do Sul (UniCSul), Doutor em Educação Brasileira na linha de pesquisa Educação, Currículo e Ensino no eixo Ensino de Matemática (UFC) e Pós-doutor em Educação Brasileira na linha de pesquisa História e Educação Comparada (UFC) e Pós-doutor em Ensino (RENOEN/UFC). Desenvolve projetos de pesquisas com foco na inovação pedagógica e tecnológica dos professores e orienta bolsistas PIBIC e PIBITI, financiados pelo CNPq e Funcap. Líder do Grupo de Pesquisa "Núcleo de Pesquisa Educação,Tecnologia e Formação Docente". Bolsista Pesquisador de Interiorização - BPI FUNCAP 2020 - 2022. Docente e pesquisador da Universidade Estadual do Ceará. Professor permanente do Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional em cooperação técnica com a SEDUC - CE (2021 - 2023), Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino da Rede Nordeste de Ensino PÓLO RENOEN-UFC e Professor Permanente do Mestrado em Tecnologias Educacionais (UFC). Consultor Educacional do Banco Mundial.

Downloads

Publicado

2025-04-25