O uso do Material Autoral Digital Educacional na formação inicial do professor sob a perspectiva da Tecnodocência
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2025.23.1.9360Resumo
Diante das habilidades necessárias ao professor contemporâneo, faz-se imprescindível que este possua em sua formação inicial conhecimentos epistemológicos de sua área de formação, didático-pedagógicos e tecnológicos. Assim, este trabalho evidencia a integração das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) com a docência, fundamento da Tecnodocência. O objetivo desta pesquisa é analisar qual forma os Materiais Autorais Digitais Educacionais (MADEs), desenvolvidos por licenciandos de áreas de conhecimento diversas de Instituição Pública de Ensino Superior (IPES), podem auxiliar na prática docente do futuro professor dentro do contexto da Tecnodocência. Metodologicamente, este estudo é de abordagem qualitativa; do tipo exploratório quanto aos objetivos; básico, quanto à natureza; e bibliográfico quanto aos procedimentos técnicos. A coleta de dados foi realizada a partir da análise da estrutura e dos aspectos de um MADE, do tipo jogo. Na análise dos dados, fez-se uma descrição do MADE e uma interpretação do material desenvolvido, segundo os princípios teóricos da Tecnodocência. Com esta pesquisa, percebeu-se que os MADEs, utilizados como ferramenta assistente ao contexto de ensino, podem auxiliar os futuros docentes em suas práticas profissionais quando no exercício do ofício docente vinculada ao uso de artefatos tecnológicos digitais.