Repensando a didática na formação de professores da educação básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2025.23.1.9232

Resumo

O estudo tem o objetivo de fazer um levantamento de material atualizado que possibilite a reflexão de como as tecnologias digitais têm desafiado o trabalho do professor, principalmente os que atuam na educação básica. Ele foi realizado através de revisão integrativa da literatura com a leitura de artigos publicados entre os anos de 2020 e 2024.Tais artigos foram encontrados nas bases do SciELO e Google Acadêmico, o que permitiu a compreensão da prática de ensino e a maneira que ela vem sendo influenciada pela cultura digital. Dentre as categorias reveladas pela análise de conteúdo resultou, estão: A inovação no ambiente educacional e Formação continuada para a inovação da educação. A condução do processo de ensino-aprendizagem na cultura digital exige que os professores adquiram competências e habilidades para lidar com as necessidades educacionais das novas gerações. E, que esses aspectos podem ser desenvolvidos em processos formativos tanto dentro como fora da escola, ocorrendo a capacitação dos professores para se ter uma didática mais atraente para o aluno, aliando os aspectos da teoria com a prática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vinicius da Silva Freitas, Universidade Estácio de Sá

Doutorando em Educação pela Universidade Estácio de Sá (2022 - 2025). Doutorando em Ciências da Reabilitação pelo Centro Universitário Augusto Motta (2021 - 2024). Mestre em Ciências, Tecnologia e Educação (2020). Possui Especialização em Educação Física Adaptada a Inclusão (2021), Psicomotricidade (2021), Educação Física Escolar (2018), Especialização em Educação Especial e Educação Inclusiva (2018). Graduação em Bacharelado em Fisioterapia (2021), Bacharelado em Educação Física (2021), Pedagogia (2018) e Licenciatura em Educação Física (2017). Atualmente é Professor Pesquisador no Centro Universitário Vale do Cricaré, Fisioterapeuta no Centro Multiprofissional Freitas, Professor de Educação Física da Educação Básica do Município de Presidente Kennedy/ES e Técnico Desportivo de Vôlei do Município de Piúma/ES. Já atuou como coordenador do Projeto de Reabilitação Multiprofissional para Crianças Portadoras de Necessidades Especiais, Gerente de projetos de Atividades Físicas Comunitárias. Tem experiência na área de Educação Física, desde a Área pedagógica a Reabilitação/Treinamentos, na área de Fisioterapia desde processos de prevenção a procedimentos de intervenção, na área de Pedagogia com mediação escolar e acompanhamento de alunos Portadores de Necessidades Especiais. Atualmente desenvolve pesquisas nas seguintes áreas: Politicas Públicas na Educação/Saúde, Formação de Professores, Psicomotricidade, Atividades Físicas Adaptadas, Reabilitação Musculoesquelética Pediátrica e Adulto, Saúde do Trabalhador/Ergonomia. 

Hugo dos Santos Heyden, Universidade Federal do Pampa

Professor de línguas adicionais, inglês, espanhol e respectivas literaturas formado pela Universidade Federal do Pampa (UNIMPAMPA) campus Bagé/RS 2018.2, graduado em Radio, TV e internet pela Faculdades Integradas Teresa D'Ávila FATEA- Lorena - SP, cursando pós graduação em ensino de língua inglesa pela faculdade Única. 

Girlan Quidute Oliveira, FACULDADE VENDA NOVA DO IMIGRANTE

Graduado em Licenciatura Letras Português / Espanhol pela Universidade Paulista - UNIP (Polo Cachoeiro de Itapemirim-ES, na modalidade EAD); especialização em Letras Inglês pela Faculdade de Tecnologia São Francisco, atualmente FEAC; graduado em Letras Inglês pelo Centro Universitário São Camilo - ES; formação técnico-profissional no curso Técnico em Comércio com Ênfase em Gerencia e Supervisão de Vendas pela Secretaria de Estado da Educação do Espirito Santo na EEEFM "Professor Claudionor Ribeiro"; formação técnico-profissional no curso Técnico em Mineração com Ênfase em Rochas Ornamentais pelo antigo CEFETES atualmente (IFES) unidade de Cachoeiro de Itapemirim; formação no Ensino Médio Técnico Profissionalizante em Contabilidade pela Secretaria de Estado da Educação do Espirito Santo no CEI "Áttila de Almeida Miranda". 

Elaine Nalesso Pederzini, Faculdade de Tecnologia São Francisco

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de Uberaba (2012) e graduação em Geografia pela Universidade de Uberaba (2015). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Avaliação da Aprendizagem.Atua como coordenadora pedagógica e professora no município de Castelo ES.

Francilene Bernardo Cordeiro Rôas, Universidade Estadual de Londrina

Doutoranda em Serviço Social e Política Social pela Universidade Estadual de Londrina (UEL); Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Maringá (UEM); Especialista em Gestão Hospitalar pelo Centro Universitário Leonardo Da Vinci (UNIASSELVI); Especialista em Gestão de Políticas e Serviço Social pelo Centro Universitário Leonardo Da Vinci (UNIASSELVI); Especialista em Gestão do Sistema Único de Assistência Social pelo Centro Universitário Leonardo Da Vinci (UNIASSELVI); Especialista em Gestão de Serviço Social e Projetos Sociais pelo Centro Universitário Leonardo Da Vinci (UNIASSELVI); Graduada em Administração pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR); e Graduada em Serviço Social pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR). Participou do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica. Foi Servidora Pública Assistente Social e Coordenadora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) na Prefeitura de Paranavaí - Paraná. Atua como Administradora da UNESPAR, campus Paranavaí, e Tutora dos cursos de gestão do Centro Universitário Leonardo Da Vinci. 

Yuri Alexander dos Santos Rôas, Universidade Estadual de Maringá

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Estadual de Maringá - UEM. Possui Licenciatura em Educação Física pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), Bacharel em Educação Física pela Unicesumar e Bacharel em Enfermagem pela UNESPAR. Tem experiência na área de Educação Física e Enfermagem, com ênfase em atividade física e qualidade de vida, esportes coletivos, saúde coletiva, epidemiologia e docência. Atua principalmente em pesquisa nos seguintes temas: promoção da saúde, prevenção, doenças crônicas não transmissíveis, atividade física e saúde e Tecnologias Digitais e Geoprocessamento em Saúde. Membro do grupo de Pesquisa do CNPq (Tecnologias Digitais e Geoprocessamento em Saúde - GETS). 

Maryland Bessa Pereira Maia, Universidade Estadual do Ceará

Possui graduação em História pela Universidade Estadual do Ceará (1986), graduação em Pedagogia pela Universidade Estácio de Sá (2017), Especialização em Gestão Escolar pela Universidade Estadual do Ceará (1992), Especialização em , Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2010), Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2014). Iniciou sua carreira profissional como professora de ensino fundamental e médio na rede de escolas particulares em Fortaleza, depois trabalhou no Serviço Social da Indústria como Supervisora Educacional (1999-2007), atuando na área de Didática, Metodologia Científica, Legislação e Política Educacional, Ensino da História, Sociologia, Filosofia, Gestão de pessoas, qualificação profissional, gestão da qualidade total. Entre 2014-2018 trabalhou na Faculdade Vale do Jaguaribe nos cursos de graduação em Pedagogia com as disciplinas de Gestão, Estrutura e Funcionamento da Educação Básica, Currículos e Programas e Metodologia Científica. No curso de Letras trabalha com a disciplina Projeto de Pesquisa. Entre 2017-2018 trabalhou em cargo de gestão na mesma instituição. Na atualidade trabalha na Universidade Estadual do Ceará, campus FECLI no curso de Pedagogia ministrando as disciplinas de História da Educação e da Pedagogia, História da Educação do Ceará e do Centro Sul e Trabalho, Práxis e Formação Humana. 

Downloads

Publicado

2025-04-25