Repensando a didática na formação de professores da educação básica
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2025.23.1.9232Resumo
O estudo tem o objetivo de fazer um levantamento de material atualizado que possibilite a reflexão de como as tecnologias digitais têm desafiado o trabalho do professor, principalmente os que atuam na educação básica. Ele foi realizado através de revisão integrativa da literatura com a leitura de artigos publicados entre os anos de 2020 e 2024.Tais artigos foram encontrados nas bases do SciELO e Google Acadêmico, o que permitiu a compreensão da prática de ensino e a maneira que ela vem sendo influenciada pela cultura digital. Dentre as categorias reveladas pela análise de conteúdo resultou, estão: A inovação no ambiente educacional e Formação continuada para a inovação da educação. A condução do processo de ensino-aprendizagem na cultura digital exige que os professores adquiram competências e habilidades para lidar com as necessidades educacionais das novas gerações. E, que esses aspectos podem ser desenvolvidos em processos formativos tanto dentro como fora da escola, ocorrendo a capacitação dos professores para se ter uma didática mais atraente para o aluno, aliando os aspectos da teoria com a prática.