Transtornos e Dificuldades de Aprendizagem no Contexto Escolar: Considerações a partir da Prática Pedagógica
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2024.22.1.9110Resumo
O paradigma educacional brasileiro tem passado por importantes reconfigurações, uma vez que a sociedade contemporânea tenta direcionar suas ações ao ideal de superação de desigualdades e desenvolvimento pleno do ser humano e, nesse processo, os profissionais da escola tornam-se importantes agentes de transformações, sendo diretamente responsáveis pela formação e o desenvolvimento integral dos estudantes, bem como de sua aprendizagem conceitual e para a vida. Nesse contexto, a inclusão de alunos com Transtornos de Aprendizagem (TA) ou Dificuldades de Aprendizagem (DA) nas salas de aula comum do ensino regular, têm desafiado as escolas e os profissionais que nela atuam a reconstruírem e ressignificarem cotidianamente suas práticas frente os princípios de uma educação inclusiva e de qualidade para todos. O presente artigo se caracteriza como um recorte de uma pesquisa de mestrado desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências e Tecnologia, Presidente Prudente, e tem como objetivo discutir a realidade escolar de estudantes com Transtornos e Dificuldades de Aprendizagem, em termos da atuação docente e das situações de aprendizagem, de modo a tecer compreensões acerca das possibilidades de aperfeiçoamento do processo educacional na perspectiva da educação inclusiva. Assim, a abordagem metodológica utilizada na pesquisa foi de natureza qualitativa, e fez-se uso das dinâmicas de investigação presentes no grupo focal. Os resultados da pesquisa, apontam, que, as escolas, e as universidades, necessitam promover espaços de formação que ofereçam aos professores as condições necessárias para que consigam desenvolver práticas pedagógicas que superem as dificuldades, valorizem as especificidades e estimulem as potencialidades dos estudantes, sobretudo daqueles que se encontram abaixo das expectativas de aprendizagem esperadas, na perspectiva da educação inclusiva.