Cursos de Pedagogia das Instituições de Ensino Superior Públicas do Estado do Paraná e relação com a educação especial e inclusiva

Autores

  • Claudia Maria Petchak Zanlorenzi
  • Andreia Bulaty

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2024.22.1.9098

Resumo

A perspectiva da inclusão consolidou-se no Brasil efetivamente na esfera da educação, a partir de 1990. Conferências, seminários, documentos e políticas públicas contribuíram para uma mudança de olhar sobre a temática. Todavia, a educação especial e inclusiva  tem sido garantida como conhecimento na formação inicial dos futuros professores?  A presente pesquisa visa analisar os Projetos Pedagógicos dos Cursos de Pedagogia das Instituições de Ensino Superior Públicas do Estado do Paraná, especificamente a oferta de disciplinas sobre educação especial e inclusiva. Nesse sentido, busca-se entender como os cursos de graduação têm se posicionado em relação à temática. Para tanto, será utilizada a pesquisa qualitativa e exploratória, e,  como procedimentos metodológicos,  a pesquisa bibliográfica que terá duas etapas: os estudos da temática e a pesquisa nos Projetos Pedagógicos Curriculares dos cursos de Pedagogia, das instituições públicas do Estado do Paraná, correspondente às dez instituições - sete Universidades Estaduais, duas Federais e um Instituto Federal. O estudo dos projetos será ancorado na Análise de Conteúdo. Pretende-se com esse estudo problematizar a temática, apontar fragilidades e principalmente contribuir para que a educação na perspectiva inclusiva se consolide como espaço de emancipação humana.

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Publicado

2024-04-18