Educação Alimentar e Nutricional no currículo do Ensino Médio Integrado: contribuições para a formação humana integral
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2025.23.1.8684Resumo
Uma formação humana integral compreende abordar o desenvolvimento do ser humano em sua
totalidade, em todos os aspectos. Significa explorar as capacidades máximas dos sujeitos,
considerando-os como o meio e o fim do processo pedagógico. A escola é o espaço privilegiado
para atingir os sujeitos, promovendo uma educação crítica, expandindo a capacidade do ser
humano de lidar com vários fatores, inclusive com a saúde e a alimentação. O objetivo deste
trabalho é realizar uma reflexão sobre a Educação Alimentar e Nutricional enquanto conteúdo
constitutivo do currículo escolar na perspectiva da formação humana integral. A Educação
Alimentar e Nutricional precisa acontecer de forma contínua, estar inserida na realidade dos
estudantes e correlacionada aos assuntos escolares para construção de conhecimentos,
desenvolvimento de pensamento crítico-reflexivo e promoção de hábitos saudáveis. Dialogar
sobre alimentação e nutrição nas instituições de ensino é de extrema importância, porém, mesmo
perante a sua relevância, encontra-se desafios de se desenvolver tais ações no ambiente escolar, à
vista disso, compreende-se a pertinência de se discutir mais sobre as suas possibilidades, seus
limites e como essa deve ser realizada, a fim de que se possa construir uma aprendizagem efetiva
e significativa.