Circunferência como lugar geométrico: três propostas pedagógicas diferentes dos acadêmicos da Licenciatura em Matemática
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2024.22.2.8409Resumo
O presente artigo tem por objetivo apresentar e discutir três propostas didáticas que exploraram a habilidade EF07MA22, presente na Base Nacional Comum Curricular, no componente da Matemática, referente aos Anos Finais do Ensino Fundamental. As ações foram realizadas no contexto da disciplina de Laboratório de Educação Matemática II (LEMA II) do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), em Pelotas/RS. As propostas tiveram como objetivo instigar o pensamento geométrico envolvendo a construção de circunferências, utilizando compasso e reconhecendo-a como lugar geométrico, utilizando-a para fazer composições artísticas e resolver problemas que envolvam objetos equidistantes (BRASIL, 2018). Para isso, utilizou-se como abordagem metodológica o educar pela pesquisa, em que os acadêmicos assumem o papel de agentes de seu processo formativo. Essa abordagem apresenta significativo potencial para ampliar o interesse e o entendimento dos estudantes sobre os conceitos geométricos, assim como o desenvolvimento de habilidades socioemocionais e acadêmicas, a longo prazo. Como resultados, pode-se destacar que as três propostas buscaram ultrapassar a visão de um ensino de geometria centrado na aplicação direta de fórmulas, investindo na autonomia reflexiva dos estudantes, bem como na construção da sala de aula como um espaço fértil para o desenvolvimento, a participação e a invenção criativa dos sujeitos envolvidos. A escolha metodológica envolvendo o educar pela pesquisa no ensino de geometria contribuiu para a formação de estudantes mais críticos, autônomos e engajados com o aprendizado.