Circunferência como lugar geométrico: três propostas pedagógicas diferentes dos acadêmicos da Licenciatura em Matemática

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DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2024.22.2.8409

Resumo

O presente artigo tem por objetivo apresentar e discutir três propostas didáticas que exploraram a habilidade EF07MA22, presente na Base Nacional Comum Curricular, no componente da Matemática, referente aos Anos Finais do Ensino Fundamental. As ações foram realizadas no contexto da disciplina de Laboratório de Educação Matemática II (LEMA II) do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), em Pelotas/RS. As propostas tiveram como objetivo instigar o pensamento geométrico envolvendo a construção de circunferências, utilizando compasso e reconhecendo-a como lugar geométrico, utilizando-a para fazer composições artísticas e resolver problemas que envolvam objetos equidistantes (BRASIL, 2018). Para isso, utilizou-se como abordagem metodológica o educar pela pesquisa, em que os acadêmicos assumem o papel de agentes de seu processo formativo. Essa abordagem apresenta significativo potencial para ampliar o interesse e o entendimento dos estudantes sobre os conceitos geométricos, assim como o desenvolvimento de habilidades socioemocionais e acadêmicas, a longo prazo. Como resultados, pode-se destacar que as três propostas buscaram ultrapassar a visão de um ensino de geometria centrado na aplicação direta de fórmulas, investindo na autonomia reflexiva dos estudantes, bem como na construção da sala de aula como um espaço fértil para o desenvolvimento, a participação e a invenção criativa dos sujeitos envolvidos. A escolha metodológica envolvendo o educar pela pesquisa no ensino de geometria contribuiu para a formação de estudantes mais críticos, autônomos e engajados com o aprendizado.

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Biografia do Autor

Thaís Philipsen Grützmann, UFPel

Doutora em Educação (UFPel). Mestre em Educação em Ciências e Matemática (PUCRS). Especialista em Matemática e Linguagem (UFPel), em Educação – ênfase na Educação de Surdos (UFPel) e em Serviço de Atendimento Educacional Especializado (UFPel). Licenciada em Matemática (UFPel). Coordenadora do MathLibras. 

Vanessa Silva da Luz, Rede Municipal de Educação de Rio Grande

Doutora em Educação em Ciências (FURG). Mestre em Educação em Ciências: Química da vida e saúde (FURG). Especialista em Formação de Professores de Matemática (UAB/FURG). Especialista em Matemática, suas Tecnologias e o Mundo do Trabalho (UFPI). Licenciada em Matemática e em Pedagogia (FURG).

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Publicado

2024-08-20