O processo de formação de professores e a construção da identidade profissional
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2023.21.3.8051Resumo
A identidade profissional do professor pode ser entendida como única e ao mesmo tempo diversa, sendo constituída no convívio com estudantes, famílias, instituição de ensino e pessoas com as quais se relaciona. Diante desta assertiva, neste estudo é analisado o processo de formação de professores a partir de aspectos sociais, políticos e culturais envolvidos na construção da identidade profissional docente. Constituído numa abordagem qualitativa, foi produzido por meio da pesquisa bibliográfica, seguindo os tipos de pesquisa descritiva e exploratória. Na sua organização consta o percurso metodológico, são analisadas situações que contribuem para a constituição da identidade profissional do professor, assim como concepções presentes no processo de sua formação e, por fim, são apresentadas as considerações finais. Estes pontos indicam que essas ações estão relacionadas à definição da identidade profissional do professor impactando no fazer docente, no seu desenvolvimento pessoal, profissional e social.