Educação Financeira e Formação Continuada de Professores: produção de atividade a partir da investigação matemática
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2024.22.2.7921Resumo
Este estudo conta com apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado RS, caracteriza-se como pesquisa qualitativa e propõe-se a investigar como a produção de tarefas de investigação matemática pode contribuir nos processos de ensino e aprendizagem de Educação Financeira na Educação Básica, tendo em vista que o tema está presente na Base Nacional Comum Curricular e precisa ser discutido. Os integrantes da pesquisa são professores de Matemática, dos anos finais do ensino fundamental e médio (rede pública, educação básica) de um município gaúcho. Os dados produzidos a partir das tarefas, questionário online e gravação de áudio e vídeo online foram analisados mediante a análise textual discursiva, surgindo duas categorias: a) formulação de tarefa investigativa, e b) percepções dos professores com relação a atividade e a aprendizagem. Por meio deste estudo, conclui-se que os professores assumiram um papel mais ativo, foram estimulados e motivados, valorizaram o trabalho em grupo, compartilharam dos seus pensamentos e tiveram êxito na elaboração de tarefas investigativas, o que favoreceu o desenvolvimento da autonomia, a criatividade e o desenvolvimento do espírito crítico, fortalecendo os processos de ensino e de aprendizagem, contribuindo na formação continuada dos professores que estão tendo que buscar conhecimento para se sentirem mais seguros e preparados para ensinar Educação Financeira nas escolas. Espera-se que os resultados possam incentivar os participantes da pesquisa a aderirem a métodos inovadores nas aulas de Matemática, tornando-as mais dinâmicas e interativas aos estudantes.
Palavras-chaves: Educação Financeira, Ensino, Aprendizagem, Formação de Professores.