Educação Financeira e Formação Continuada de Professores: produção de atividade a partir da investigação matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2024.22.2.7921

Resumo

Este estudo conta com apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado RS, caracteriza-se como pesquisa qualitativa e propõe-se a investigar como a produção de tarefas de investigação matemática pode contribuir nos processos de ensino e aprendizagem de Educação Financeira na Educação Básica, tendo em vista que o tema está presente na Base Nacional Comum Curricular e precisa ser discutido. Os integrantes da pesquisa são professores de Matemática, dos anos finais do ensino fundamental e médio (rede pública, educação básica) de um município gaúcho. Os dados produzidos a partir das tarefas, questionário online e gravação de áudio e vídeo online foram analisados mediante a análise textual discursiva, surgindo duas categorias: a) formulação de tarefa investigativa, e b) percepções dos professores com relação a atividade e a aprendizagem. Por meio deste estudo, conclui-se que os professores assumiram um papel mais ativo, foram estimulados e motivados, valorizaram o trabalho em grupo, compartilharam dos seus pensamentos e tiveram êxito na elaboração de tarefas investigativas, o que favoreceu o desenvolvimento da autonomia, a criatividade e o desenvolvimento do espírito crítico, fortalecendo os processos de ensino e de aprendizagem, contribuindo na formação continuada dos professores que estão tendo que buscar conhecimento para se sentirem mais seguros e preparados para ensinar Educação Financeira nas escolas. Espera-se que os resultados possam incentivar os participantes da pesquisa a aderirem a métodos inovadores nas aulas de Matemática, tornando-as mais dinâmicas e interativas aos estudantes.

Palavras-chaves: Educação Financeira, Ensino, Aprendizagem, Formação de Professores.

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Biografia do Autor

Patricia Franzoni, FURG

Docente do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade e Graduação em Ciências Econômicas (FURG, Rio Grande, RS, Brasil). Doutora em Ensino (UNIVATES), Mestrado em Economia (UFPB/ Campus João Pessoa), Graduação em Ciências Econômicas (FURG). Email: patriciafranzoni@furg.br. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-7323-0964

Gabrielle Barcellos Martins Barcellos Martins, FURG

Mestranda em Contabilidade (PPGCont/ FURG), Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES), Graduação em Ciências Econômicas (FURG). Email: gabemartins80@gmail.com. Orcid: https://orcid.org/0009-0001-9779-1798

Douglas Colares da Silveira, FURG

Mestrado em Contabilidade (PPGCont/ FURG), Graduação em Ciências Contábeis (FURG). Email: douglas.colares14@gmail.com. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-9819-6341

Cristiane Araujo Sousa

Graduanda em Ciências Econômicas (FURG). Email: crisaraujosousa26@gmail.com. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-0196-1503

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Publicado

2024-08-20