Perspectiva de discentes do curso de química sobre o senso comum na aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2023.21.3.7377Resumo
O senso comum tem sido tema de debates na educação, pois acredita-se que conectar o saber científico com o senso comum pode ser importante para a obtenção de uma aprendizagem significativa. Diante disso, este trabalho tem o objetivo de verificar, na perspectiva dos licenciandos em Química de duas universidades públicas do estado de Alagoas, a importância do senso comum no processo de aprendizagem no ensino de Química. Como metodologia, utilizou-se a abordagem qualitativa, e para a coleta de dados, um questionário. Assim, solicitou-se que alunos matriculados no curso de graduação de Licenciatura em Química de duas universidades públicas da cidade de Maceió (AL) respondessem esse questionário. O total de participantes foi de 44 graduandos que informaram, ainda, o período em que estudam, a idade e o gênero. A partir dos resultados obtidos, verificou-se que os participantes acreditam que o senso comum pode ser um aliado no processo de aprendizagem no ensino de Química, o qual o professor pode usar como alfabetizador do conhecimento científico, desmitificando-se aspectos não científicos, possibilitando moldar o aluno para que tenha uma aprendizagem significativa