Investigação sobre as percepções dos professores em relação ao processo de ensino mais inclusivo no contexto escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2022.20.2.6995

Resumo

O presente estudo justifica-se pelas inquietações dos pesquisadores perante ao ensino de alunos surdos, pois tem-se resultados de estudos de outros autores, que muitas vezes os professores não têm qualificação adequada para atender a demanda de alunos com algum tipo de deficiência. Assim as perguntas que envolvem essa pesquisa estão centradas em: como está a qualificação docente perante questões inclusivas? A prática pedagógica está centrada em metodologias inclusivas? Nesse sentido, o objetivo principal é investigar de que forma o professor está atuando no contexto inclusivo a fim de contribuir com o processo de ensino aprendizagem de alunos surdos, que convivem num contexto escolar regular com diversas realidades. A metodologia está baseada na análise das informações supracitadas, que foram organizadas por meio da realização de um questionário e os resultados demonstraram que a maioria dos professores já tiveram ou tem alunos com alguma deficiência e que na sua maioria, não usam metodologias diferenciadas para ensino, mas se mostraram preocupados em querer se qualificar e melhorar o processo de ensino aprendizagem dos alunos com deficiência auditiva. Conclui-se que existe diversas metodologias que podem ser utilizadas pelos professores em sala de aula para trabalhar com alunos surdos e que possibilita a construção do conhecimento e melhoria no processo de ensino, além de disponibilizar aos professores novas formas de organizar sua prática pedagógica.

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Publicado

2022-09-24