Um estudo sobre programas de iniciação à prática profissional de professores no Brasil: o PIBID e o estágio de Residência
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2015.13.2.684Palavras-chave:
Programas de Formação Docente, Formação Profissional de Professores, Preparação a Docência.Resumo
Este trabalho é resultado de uma revisão bibliográfica que tem como objetivo apresentar as perspectivas de dois programas de iniciação à docência no Brasil. Tratam-se das propostas Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), mantido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e o Programa de Residência Pedagógica (PRP), oferecido pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Tem como propósito demonstrar experiências inovadoras que promovem a inserção dos licenciandos nas instituições de educação básica e assim proporcionar maior articulação na formação para a docência, pois contam com professores experientes das escolas e também com aqueles que já desempenhavam o papel de formadores nas universidades. Utiliza-se como referencial teórico estudos de Antonio Nóvoa (2009); Maurice Tardif (2005); Elba Barretto, Bernardete Gatti, Marli André (2011). Ao longo do texto, é possível observar a importância da inserção de futuros professores no ambiente escolar, por meio de programas de apoio a iniciação à docência, ainda durante a formação acadêmica, pois a prática docente pode ser enriquecida a partir de propostas oferecidas aos futuros professores de modo a inseri-los na escola, propiciando conhecimentos da rotina da profissão de professor, promovendo a socialização com outros profissionais e contribuindo para a cooperação com colegas de profissão. Tudo isso visa a constituição da profissionalização docente com acompanhamento de professores experientes para que possam orientá-los para a prática profissional, permitindo o início da atuação como professor a partir da articulação de conhecimentos teóricos e práticos.