Além do Sítio: Monteiro Lobato entre outros tons – práticas de leitura mediada na escola básica
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2015.13.2.604Palavras-chave:
escola, aprendizagem, formação docenteResumo
O contato com a realidade da sala de aula no período da universidade é um diferencial importante para a formação do futuro profissional. Essa oferta de uma formação que coloca o licenciando em diálogo reflexivo com a prática docente encontra suporte em projetos como o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). O presente trabalho, acolhido no seio do PIBID-UFF, da subárea Língua Portuguesa, tem por finalidade apresentar um relato de experiência de um trabalho com a língua portuguesa sob uma perspectiva mais inovadora, que articula gêneros textuais e ações mediadas de leitura, e menos normativa, no desenvolvimento das competências linguístico-discursivas de estudantes de Ensino Médio. Mais especificamente, relatam–se atividades desenvolvidas em uma turma do 3º ano do Colégio Estadual Machado de Assis, localizado na cidade de Niterói, pautadas sobre o gênero textual manifesto. Escrito por Monteiro Lobato, em 1936, o 'Manifesto do petróleo' foi o texto selecionado para o trabalho. A partir de sua leitura dramatizada, desencadeou-se, em sala de aula, um trabalho de leitura mediada em tripla dimensão – textual, contextual e intertextual – do que resultaramproduções de sentido referentes aos mecanismos linguístico-discursivos empregados no texto, aos conhecimentos de mundo dos leitores em formação e aos dados da atualidade (como o escândalo da Petrobrás) em circulação na mídia. Como resultado, evidencia-seoamadurecimentode alunoscomoleitoresem formação, na produção de textos argumentativos em gêneros variados, como redação de vestibular e panfleto.Downloads
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http://exame.abril.com.br/economia/noticias/escandalo-da-petrobras-e-ma-noticia-para-economia-em-2015 (acessado em 10/05/2015)