A formação do habitus docente pelo viés do pibid
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2015.13.2.508Palavras-chave:
Formação docente, Habitus professoral, Iniciação a docênciaResumo
O presente texto foi elaborado como síntese da experiência formativa propiciada pelo Pibid Pedagogia da Universidade Estadual de Goiás, da Unidade Universitária de Inhumas. Tal subprojeto está direcionado para a Educação Infantil e compreende que uma contribuição relevante do Pibid para os futuros pedagogos e pedagogas diz respeito à apreensão da dimensão educativa empreendida na construção do habitus (BOURDIEU, 2009, 1983, 1983, 1982) acadêmico/professoral, como elemento constitutivo na formação da identidade profissional docente, que tende a perdurar na atuação profissional do egresso. As atividades do Pibid Pedagogia da Unu Inhumas tem proporcionado uma aproximação entre a instituição da Educação Infantil e a universidade e tem ampliado a interlocução entre os referenciais teóricos educacionais sobre a Educação Infantil, em seus aspectos políticos e pedagógicos, junto aos bolsistas. Parte da obra de Pierre Bourdieu foi base teórica dos momentos formativos realizados no primeiro semestre de 2014. Os conceitos como habitus, campo, capital cultural foram primordiais para o entendimento da relação entre formação e trabalho docente. A experiência com o Pibid tem evidenciado que a Educação Infantil se coloca como uma realidade e um desafio na educação brasileira. Para tanto Bourdieu tem sido basilar para a ampliação da compreensão do conceito de educação. Assim como, a aproximação entre a universidade e a instituição educativa participante do Pibid tem enriquecido o diálogo acerca do cuidar e o educar e se convertido em um exercício formativo, com vista à formação de um habitus professoral, calcado no compromisso com a qualidade da educação pública, socialmente referenciada.
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