Aprendizagem crítica de Língua Portuguesa: uma proposta interdisciplinar para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2021.19.3.289-303Resumo
Esta pesquisa se desenvolve no âmbito do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (ProfEPT) e pertence à linha de pesquisa Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica. Parte-se do pressuposto que desenvolver práticas educativas que estimulem a leitura crítica por meio de atividades de leitura e interpretação contextualizadas de forma interdisciplinar podem contribuir com os objetivos de formação integral e desenvolvimento da criticidade do sujeito. Nessa perspectiva, o objetivo deste estudo foi a investigação do nível de relevância das atividades de leitura e interpretação para os alunos da Educação Profissional Técnica de Nível Médio, e, por conseguinte, analisar a importância da Língua Portuguesa para o desenvolvimento de uma aprendizagem crítica. Assim, partimos da hipótese de que práticas educativas que comtemplem a leitura e interpretação com atividades de cunho crítico poderiam contribuir com a formação integral. A presente pesquisa científica tem abordagem qualitativa na modalidade de pesquisa-ação, que envolve levantamento bibliográfico e estudo de caso em caráter exploratório com bases na pesquisa de natureza aplicada, considerando as metodologias complementares de investigação e análise. Os estudos bibliográficos se integraram com a construção do produto educacional "Leitura crítica de gêneros discursivos" , utilizando como instrumento de avaliação da aplicabilidade do produto um questionário e uma entrevista, tendo como público-alvo para a participação profissionais da área de Letras convocados por meio da técnica snowball (bola de neve). Para a análise de resultados foram utilizadas categorias embasadas na metodologia de análise de conteúdos, onde se concluiu que a disciplina de Língua Portuguesa pode contribuir com a aprendizagem crítica e, portanto, tem relevância para a formação integral, assim como se comprovou também que o produto educacional é passível de aplicação e reaplicação.Downloads
Referências
ARAUJO, M. de L.; FRIGOTTO, G.. Práticas pedagógicas e ensino integrado. Revista Educação em Questão, v. 52, n. 38 (online). IFRN, p.61-80. Maio/Agosto, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/7956/5723. Acesso em: 02 nov. 2018.
BALDIN, N.; MUNHOZ, E.M.B. Snowball (Bola de Neve): uma técnica metodológica para pesquisa em educação ambiental comunitária. X Congresso Nacional de Educação – EDUCRE/I Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação - SIRSSE. Curitiba, PR. 7 a 10 de novembro, 2011. Anais..., p.329-41.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa, Portugal: Edições 70, 2010.
BONATTO, A. et al. Interdisciplinaridade no ambiente escolar. IX ANPED SUL. Seminário da pesquisa em educação da região sul, 2012.
BARBOSA, J. P.; ROJO, R.. Hipermodernidade, multiletramentos e gêneros discursivos. 1ª ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2015.
BRASIL. Orientações curriculares para o Ensino Médio. (OCEM). V. 1: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Secretaria de Educação Básica. Brasília: MEC/SEB, 2006.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Diretrizes curriculares nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Resolução CNE/CEB nº 6, de 20 de setembro de 2012. Brasília, Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, 21 de setembro de 2012, Seção 1, p. 22.
FAZENDA, I. C. A. Interdisciplinaridade: didática e prática de ensino. Interdisciplinaridade, São Paulo, v.1, n.6, - abr. 2015. Disponível em: https://www.pucsp.br/gepi/downloads/revistas/revista-6-gepi-abril15.pdf. Acesso em: 18 dez. 2019.
FREIRE, A. M. de A (org). Política e educação/Paulo Freire. 1ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 2014.
FREIRE. P. Pedagogia do Oprimido. 17ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários í prática educativa. 24ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GERHARDT, T. E; SILVEIRA, D.T. (org.). Métodos de pesquisa. 1ª ed. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.
KOCH, I.G.V. Argumentação e linguagem. 13ª ed. São Paulo: Cortez, 2011.
MACHADO L. Ensino médio e técnico com currículos integrados: proposta de ação didática para uma relação não fantasiosa. In: MOLL, J. et al. Educação Profissional e Tecnológica no Brasil Contemporâneo, desafios, tensões e possibilidades. Porto Alegre: Artmed, 2010.
MIRANDA, G.M. Da interdisciplinaridade. In: FAZENDA, I. (Org.). O que é interdisciplinaridade? . São Paulo: Cortez, 2008.
PRODANOV C. C.; FREITAS E.C. de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2ª edição. Novo Hamburgo-RS: Universidade Feevale, 2013.